Tudo sobre intercâmbio, viagens, cultura e idiomas pela EF Education First.
Menu

Como preparar seu filho para uma carreira de sucesso

Como preparar seu filho para uma carreira de sucesso

Todo pai espera que seu filho tenha sucesso na vida. O tipo de sucesso varia, mas, além de quererem que se tornem cidadãos gentis, engajados e proativos, muitos pais querem que seus filhos sejam bem sucedidos em suas carreiras.

Na década que se aproxima, muitas indústrias serão transformadas pela automação e pela robótica. Ter habilidades que nos destaquem das máquinas é mais importante do que nunca. À medida que robôs e algoritmos tomam espaços em tarefas diárias, habilidades como criatividade, adaptabilidade e inteligência emocional serão essenciais para o sucesso.

Mas como você desenvolve essas habilidades em seu filho? Como prepará-los para o futuro?

Desafie seus filhos (e você também)

Às vezes, pais esperam ou desejam que a experiência de vida de seus filhos siga seu próprio caminho, mas o mundo de amanhã será radicalmente diferente, e os pais precisam pensar fora da caixinha e imaginar escolhas corajosas que prepararão seus filhos para o melhor futuro possível.

Enquanto a educação formal continuará a providenciar a base intelectual para a maioria das carreiras, olhar além se tornará muito importante. A habilidade em memorizar e repetir coisas – o foco de muitas escolas – não será suficiente em um mundo onde robôs e algoritmos fazem isso muito melhor do que os humanos. Uma estimativa mostra que 5 milhões de empregos serão perdidos nos anos seguintes de acordo com o estudo do World Economic Forum, e na maioria das áreas, a habilidade de pensar de forma criativa e de aprender continuamente serão essenciais.

Um mindset criativo e flexível pode ser desenvolvido desafiando seus filhos a expandir seus horizontes a aprender coisas novas continuamente. Se você nunca estudou fora, considere em investir nas habilidades dos seus filhos. Se você nunca trabalhou ou se voluntariou em um país totalmente diferente do seu, sugira isso ao seu filho. Respeitando o temperamento deles e interesses únicos, desafie-os com as oportunidades que você acredita que os prepararão para um futuro dinâmico que está por vir.

Ensine-os a se adaptarem

Experiências que levarão seu filho para fora de sua zona de conforto os farão muito bem equipados para enfrentar o futuro.

No nível prático, ser mais adaptável prepara seu filho para uma carreira que não possui limites ou fronteiras. Os melhores lugares para se trabalhar e os times do futuro serão mais fluidos, remotos e flexíveis do que tudo que possamos imaginar hoje, e por isso precisamos da força de trabalho mais preparada e mais adaptável possível.

Intelectualmente, ser mais adaptável promove o tipo certo de flexibilidade mental e autoconfiança assim como uma vontade de aprender contínua e de mudar de carreira se necessário. Na verdade, Jon Williamns, o Joint Global Leader, People and Organisation na PwC encoraja jovens a pensar em si mesmos como um “conjunto de habilidades e capacidades”, e não com papel ou profissão definidos.

Uma das mais eficientes maneiras de desenvolver a adaptabilidade como uma habilidade em seus filhos é mandá-los para estudar ou trabalhar no exterior; viver em uma nova cidade, ter que fazer novos amigos e conhecer uma nova cultura e uma nova maneira de fazer as coisas promovem um senso de abertura que será muito útil.

Ajude-os a se conectar

A habilidade de se conectar ao longo de barreiras já separam muitos líderes de sucesso, cientistas, pessoas de negócios e artistas. Problemas globais precisam de soluções globais e os líderes de amanhã precisarão ser muito mais inteligentes emocionalmente, socialmente e culturalmente.

David Deming , professor associado de educação e economia da Universidade de Harvard, aponta outra razão do porque soft skills importarão muito mais no futuro: quanto mais tarefas e trabalhos se tornam automáticos, ser capaz de combinar conhecimento técnico com habilidades sociais ajudará pessoas a achar as oportunidades mais gratificante

Viajar é um ótimo jeito de promover o senso de conexão e desenvolver habilidades sociais avançadas, mas estudar ou trabalhar no exterior é ainda melhor. Isso dá ao seu filho a profundidade de entendimento e a experiência que um city tour não é capaz de dar. Isso também dá a oportunidade de aprender a língua local – a ferramenta mais efetiva de construir pontes para novas culturas e novas formas de pensar.

Valorize idiomas

Estudos mostram que a habilidade de falar duas ou mais línguas constroem flexibilidade mental, força e resiliência. E com mais da metade das crianças nascidas terem a expectativa de vida de mais de 100 anos, estratégias para manter nossas mentes jovens são mais importantes do que nunca.

Mais línguas estrangeiras oferecem mais do que isso: a habilidade de se comunicar efetivamente e naturalmente com pessoas de diferentes lugares do mundo. Sendo a língua global, garantir que seu filho fale Inglês deveria ser sua mais importante prioridade. Inglês é falado em mais de 100 países por mais de 1.5 bilhão de pessoas e permanecerá como a língua franca nas próximas décadas. Da ciência à medicina, do direito aos negócios, a dominância do Inglês é essencial para o sucesso. Começar cedo não importante tanto como o compromisso em aprender, idealmente em um país onde o idioma é nativo.

Celebre as conquistas deles

Pais deveriam abraçar a mudança e celebra o crescimento; eles são componentes essenciais para o futuro do seu filho. Assegurar que eles se saiam bem na escola e entrem em uma boa universidade é importante, mas olhar além do óbvio e para um mundo que está mudando rapidamente onde criatividade, adaptabilidade, inteligência emocional e habilidades intelectuais será mais importante do que nunca.

Planeje um intercâmbio para seu filhoSaiba Mais

Compartilhe esse artigo

Artigos recentes de Idiomas