Tudo sobre intercâmbio, viagens, cultura e idiomas pela EF Education First.
Menu

Como se preparar para estudar no exterior? 12 dicas

Como se preparar para estudar no exterior? 12 dicas

Estudar fora é uma experiência inesquecível. Fato. Mas antes de alcançar a proficiência no idioma escolhido, mergulhar no estilo de vida local e passar por momentos que você vai lembrar para sempre, é preciso se preparar para estudar no exterior e isso não se resume a tirar o passaporte e arrumar as malas.

1. Faça um levantamento de todo investimento necessário

Antes de mais nada, veja se você tem como bancar a viagem e se manter durante o período que estiver no exterior. Em geral gasta-se mais do que o esperado. Além de uma quantia em cash é indispensável levar um cartão de crédito para despesas maiores e viagens mais longas. É importante informar à administradora, destino e tempo de permanência, para que seu cartão não seja bloqueado na primeira compra.

2. Organize seu transporte do aeroporto

Para facilitar sua vida, peça à seu consultor para organizar um transfer do aeroporto para a acomodação ou escola. Se você preferir se virar sozinho, pesquise as opções de transporte público ou privado com antecedência, afinal você não vai querer esquentar a cabeça após um voo longo e cansativo. Lembre-se que você também irá precisar de um transporte até o aeroporto quando for voltar para seu país.

3. Contrate um seguro de viagem

Seu consultor é a pessoa ideal para orientar você sobre o seguro de viagem mais adequado. Verifique também se seu seguro de saúde oferece alguma cobertura no exterior.

4. Faça cópias de documentos importantes

É importante você ter cópias impressas e digitalizadas de

documentos como: passaporte, carteirinha do seguro e cartões de crédito. É melhor deixar uma cópia em casa com familiares ou amigos e manter outras com você. A versão digitalizada deve ser armazenada em um local seguro mas de fácil acesso, como sua caixa de emails ou um servidor na nuvem.

5. Saiba tudo sobre seu novo destino

Provavelmente a melhor parte desta preparação é a pesquisa sobre o destino. Consulte guias de viagem e o Google para descobrir tudo que seu novo lar oferece. É claro que nada se compara à estar fisicamente no lugar, mas ter uma ideia do irá encontrar pela frente, irá ajudar você a planejar melhor seus passeios, viagens e consequentemente aproveitar ao máximo esta experiência no exterior. Lembre-se também que informações sobre costumes, hábitos e tradições, são importantes para você se sentir como um local.

6. Arrume as malas (socorro!)

Primeiro consulte a franquia de bagagem imposta pela cia aérea. Depois leia nosso post com dicas de como arrumar as malas. É essencial levar uma muda de roupa e o carregador de celular (com adaptor) na bagagem de mão, assim você não irá ficar desesperado caso sua mala extravie. Se você for ficar no destino por um período mais longo, leve os produtos de higiene em frascos bem pequenos para um ou dois dias e compre mais depois que chegar. Não esqueça de identificar toda a bagagem.

7. Aprenda algumas palavras no idioma local

Se você está lendo este artigo em nosso blog, provavelmente está pensando em fazer um curso no exterior. Então por que não começar a aprender desde já? Sua viagem será bem mais fácil se você estiver um pouco familiarizado com o idioma local e souber algumas frases. (Aproveite o tempo de voo para aprender um pouco do vocabulário básico.)

8. Providencie as receitas médicas necessárias

Se você faz uso de medicamento contínuo ou utiliza lentes de contato, não esqueça de levar a quantidade suficiente para toda a viagem ou receita médica que seja aceita no exterior. (Verifique a cobertura do seu seguro saúde).

9. Anote números importantes

Hoje em dia com tudo no celular, dificilmente nos lembramos de senhas e números de telefone. No exterior você terá que incluir mais contatos em sua lista e também irá precisar fazer o login no computador da escola. Memorize estas informações e anote alguns telefones importantes e senhas (ou dicas). Desta forma você não irá entrar em pânico se esquecer algum dado importante.

10. Informe-se sobre o plano de celular mais adequado

Dependendo do tempo que você for ficar no exterior, vale a pena investir em um chip (SIM Card) local. Antes de embarcar, verifique com sua operadora de celular os custos de roaming e do pacote de dados, assim você pode evitar surpresas desagradáveis no valor de sua conta. Você poderá utilizar Wi-Fi gratuito na sua escola, residência e até mesmo em locais públicos, mas mesmo assim é bom contar com um pacote de dados para se comunicar em lugares que não oferecem esta vantagem.

11. Apresente-se à família anfitriã

Se você for morar em casa de família ou dividir o quarto com outros estudantes em uma residência estudantil e tiver email ou telefone destas pessoas, entre em contato para se apresentar antes do embarque! Com certeza eles também estão ansiosos para conhecer você e esta é uma ótima forma de quebrar o gelo. Lembre-se de que todo mundo gosta de um agrado, então por não levar algum presente do seu país para chega arrasando?

12. Não perca a empolgação

Você terá mil coisas para pensar e providenciar, principalmente se for sua primeira viagem ao exterior. Independente de quantas vezes você tiver que refazer as malas, o importante é não perder a empolgação, afinal você está prestes a embarcar em uma aventura inesquecível!

Prepare-se para estudar fora com a EF!Estudar no Exterior

Compartilhe esse artigo

Artigos recentes de Idiomas