Tudo sobre intercâmbio, viagens, cultura e idiomas pela EF Education First.
Menu

Como encontrar a companhia perfeita para viajar?

Como encontrar a companhia perfeita para viajar?

Imagine só: você está estudando fora do Brasil ou acabou de se mudar para uma nova cidade (ou país) para estudar ou trabalhar. Você está morrendo de vontade de explorar as novas redondezas. Até que um certo dia um amigo te chama para viajar. Mesmo que se vocês sejam bons amigos nas aulas ou no escritório, como podes saber se essa pessoa será a companhia de viagem? Confira as dicas abaixo e encontre a companhia perfeita para viajar:

1. PESSOAS NOTURNAS VS PESSOAS DIURNAS

Imagina, o teu amigo quer sair da discoteca mas tu queres dormir as tuas oito horas de sono de beleza. Tu decides ir embora, mas de manhã, o teu amigo não pára de ressonar enquanto tu estás preparado para enfrentar o dia – o teu dia fica arruinado. Para aproveitares ao máximo a tua viagem, certifica-te que escolhes o companheiro ideal que partilha dos teus horários: pessoas noturnas e pessoas matinais nem sempre estão em sintonia.

2. TIPOS DE PERSONALIDADE

És uma pessoa energética, pronta para tudo ou preferes levar as coisas descontraidamente e mergulhar na experiência de estar num café agradável com uma vista bonita? O tipo de personalidade A adora participar em várias atividades, enquanto que pessoas do tipo B preferem “estar presentes no momento” e saborear cada aspeto da viagem. Tem em conta os tipos de personalidade quando estás a fazer planos de viagem.

3. O DINHEIRO IMPORTA

Certas pessoas gostam de andar de hostel em hostel e fazer picnics em vez de comer em restaurantes. Outras preferem esbanjar em hotéis de pelo menos três estrelas e serviço de quartos: não há uma forma certa ou errada e tudo depende de prioridades financeiras. Para evitar conversas embaraçosas sobre dinheiro na tua viagem, convém descobrires estas coisas primeiro. Isto também vai evitar que ambos estejam sempre a enfrentar novas frustrações – afinal de contas, quem é que quer brigar todos os dias sobre ir de táxi ou de autocarro?

4. RIR CONTA

Percalços vão acontecer quando viajas: perdes um autocarro, chove durante dias, ou esqueces-te da tua bagagem. Isto faz tudo parte da experiência, mas independentemente do que aconteça, é uma boa ideia viajares com alguém que reaja descontraidamente a este tipo de situações e que as consiga levar na brincadeira.

5. ORDEM DESORDENADA

Vais viajar com uma pessoa demasiado oraganizada que gosta de planear todas as refeições com antecedência, até à ultima refeição? Ou vais explorar o mundo com uma pessoa despreocupada? Idealmente, as vossas personalidades não chocam mas sim complementam-se no que toca a itinerários (ou falta deles). Desta forma, ninguém discute e a viagem torna-se tranquila.

6. INTERESSES PARTILHADOS

Tens uma viagem de duas semanas pela frente, mas já começaste a deixar de ter tópicos de conversa no primeiro dia. Passas os próximos dias a coçar a cabeça enquanto tentas encontrar um tópico, qualquer tópico, de conversação. Que pesadelo! Para evitar uma viagem incómoda e silenciosa, certifica-te que tens (pelo menos) um interesse em comum com o teu parceiro de viagem – não importa que seja tecelagem de cestas ou fotografia.

7. ENSAIO GERAL

Verificaste os pontos de 1 a 6, e estão prontos para empacotar e irem juntos em direção ao pôr-do-sol? Que tal um ensaio geral primeiro? Tentem passar (pelo menos) um dia inteiro juntos: talvez façam uma curta viagem algures onde ambos nunca foram e deduzam o que acontece se tiverem de encontrar um modo de transporte, atividades e restaurantes enquanto navegam novos arredores. Esta é a altura onde podes colocar tudo à prova e verificar as cedências que cada um tem que faze, nesta divertida aventura. Pode parecer muito para organizar, mas confia em mim, não vale a pena estar desconfiado no que toca a passar as tuas preciosas férias com alguém.

8. ATIVIDADES INDIVIDUAIS

Poderás não encontrar o parceiro de viagem ideal logo ao início e isso é perfeitamente ok. Levará algum tempo e é uma experiência de aprendizagem. Se gostas de museus e o teu amigo gosta de paraquedismo, ainda podem divertir-se: é crucial que ambos sigam os vossos planos e não façam cedências em tudo. Tem em conta que só porque têm de viajar juntos não significa que têm de passar todo o tempo juntos. Planear algumas atividades separadas, especialmente durante uma viagem prolongada, pode aliviar o humor e gerar motivos de conversa, à noite.

COMECE SUA VIAGEM DE IDIOMASSaiba mais

Compartilhe esse artigo

Artigos recentes de Viagem