GO Blog | EF Blog Brasil
Tudo sobre intercâmbio, viagens, cultura e idiomas pela EF Education First.
MenuPeça um Catálogo Grátis

Como arrumar as malas para passar um ano no exterior

Como arrumar as malas para passar um ano no exterior

Não tem jeito, quem for passar um ano no exterior, mais cedo ou mais tarde, vai ter que começar a fazer as malas. Se você deixar para última hora, irá esquecer itens importantes, levar coisas desnecessárias e ainda correrá o risco de colocar tudo em uma mala gigante poucas horas antes do embarque e ainda pagar por excesso de bagagem.

Veja como arrumar as malas para passar um ano no exterior sem enlouquecer.

Quando arrumar as malas

Comece alguns meses antes do embarque. Pode parecer absurdo, eu sei, mas logo você vai perceber que terá que providenciar algumas coisas. Vale muito mais a pena comprar o que estiver faltando em seu país de origem e não no destino (afinal você vai querer economizar para fazer viagens e passeios).

Não deixe nada para última hora, isso evita que você faça compras por impulso e venha se arrepender depois, como aquele casaco que detestou mas era a única opção para enfrentar o inverno rigoroso de Tóquio ou aquela roupa de banho comprada pouca horas antes de embarcar para Miami que nem serviu direito.

Nem é preciso dizer que você deve levar tudo limpo. Reserve um tempo para lavar as roupas antes de colocá-las na mala, afinal ninguém merece ir à lavanderia e seguir todas as instruções em outro idioma logo na chegada.

O que levar? Apenas o essencial

É obvio que você não pode esquecer do passaporte, identidade, passagens aéreas, cartões de banco, dinheiro, cópias de documentos e carteirinha do seguro saúde, mas há outros itens imprescindíveis que você também não pode deixar de levar.

Em primeiro lugar, faça as malas de acordo com o clima do seu destino. Não adianta só levar o que você está acostumado a usar, se no país em que for morar, fizer 35 graus o ano inteiro ou ficar completamente sob a neve durante o inverno.

Não esqueça também de uns bons pares de sapatos, além de um tênis para explorar a cidade a pé.

Uma câmera de qualidade (se tiver) ou um celular com uma boa câmera é essencial, afinal você está prestes a passar seis meses ou um ano no exterior, conhecendo pessoas incríveis, vivendo momentos únicos e com certeza vai querer registrar tudo isso.

Por fim e não menos importante, verifique se irá precisar de adaptadores para carregar seus aparelhos eletrônicos. As tomadas de dois pinos não encaixam nas tomadas de três pinos do Reino Unido. O mesmo vale para os EUA onde as tomadas também são diferentes.

Se ainda houver espaço na mala

Leve alguns mimos que façam você se sentir em casa como: roupa de cama favorita, algumas fotografias e até mesmo uma ou duas guloseimas que podem ser difíceis de encontrar no seu novo lar, enfim,  tudo que faça você lembrar de casa.

Como arrumar as malas

Não faça as malas de qualquer jeito torcendo para que tenha colocado tudo que precisa, definitivamente isso não funciona para quem vai passar um ano no exterior.

Alguns meses antes do embarque, vá separando todos os itens que você pretende levar e no dia em que for arrumar a mala, coloque-os em cima da cama e organize-os por categorias. Isso irá ajudar você a visualizar a quantidade de cada item e a ver se está faltando alguma coisa… Está levando meias suficientes? Realmente precisa de 19 camisetas diferentes?

Durante esta fase, faça uma triagem sem dó nem piedade, retire tudo que não for essencial e certifique-se de que está levando apenas o básico (e o que mais gosta).

Praticidade acima de tudo

As malas de estrutura rígida sem dúvida são as mais resistentes para uma viagem longa, além de ser mais fáceis de carregar mesmo estando bem pesadas e manter tudo protegido durante a viagem. Lembre-se de que ninguém passa um ano exterior apenas com uma bagagem de mão e uma mochila. Coloque os objetos de valor em sua bagagem de mão e os artigos de higiene pessoal em um saco plástico vedado dentro da mala. Afinal de contas você não quer que suas roupas fiquem manchadas de shampoo, certo?

Mantenha documentos importantes como passaporte, passagens aéreas, cartões de banco e dinheiro, em um porta-documentos impermeável com fácil acesso na sua bagagem de mão. Este também é um ótimo lugar para deixar seu carregador de celular, pois você pode precisar assim que o avião pousar.

Dica importante: invista em organizadores de malas que mantém todas suas roupas separadas e encaixam perfeitamente na sua mala.

Arrume as malas para fazer um Gap Year com a EFAno no Exterior
Receba as últimas informações sobre viagens, idiomas e cultura no GO BlogQuero me inscrever

Descubra o mundo e estude um idioma no exterior

Saiba mais