Tudo sobre intercâmbio, viagens, cultura e idiomas pela EF Education First.
Menu

Volta às aulas: 10 maneiras de fazer isso ser menos chato

Volta às aulas: 10 maneiras de fazer isso ser menos chato

Nos dias de hoje, muitas pessoas se perguntam o motivo de continuarmos indo para escola ou universidade se tudo se tornou tão acessível com apenas um click.
Você precisa saber quando o homem pisou pela primeira vez na lua? Pesquise no Google. Quer ouvir música? Vá para o YouTube. Precisa saber quanto é 67% de 110?
Temos calculadora no celular para isso.

Ainda assim, mesmo que tenhamos toda essa informação na ponta dos nossos dedos, a escola ou a universidade são muito mais do que resolver equações ou memorizar datas: não é apenas o aprendizado que você tem em sala de aula ou como a sala de aula é diferente do que alguns minutos em frente a uma pequena tela, a maior – e eu julgo a melhor – parte da vida escolar e universitária são as conexões pessoais que você faz com os professores e colegas.

Mas a volta às aulas depois das longas férias de verão pode ser difícil. Para tornar isso mais fácil para todos, nós apresentamos 10 maneiras de fazer o começo das aulas mais fácil.

1. Começar cedo sua rotina

Você não pode ir para cama às 2:00 da manhã e depois achar que vai sobreviver ao seu alarme tocando às 6:45 da manhã, né? Isso só vai tornar a volta às aulas ainda mas difíceis. Então, uma semana antes das aulas começarem, comece a ir para cama em um horário razoável e acorde cedo. É um jeito muito melhor do que ter que começar o dia com 10 copos de café.

2. Tome café da manhã. Sério.

Coma! Todos os dias. Isso vai te dar mais energia e o foco que você precisa para enfrentar o dia. Lembre-se, seu cérebro precisa de combustível assim como seu carro.

3. Faça uma lista de afazeres

Crie uma lista de tudo que você precisa comprar e o que você precisa fazer antes do famoso volta às aulas. Você vai se sentir mais realizado e vai poder enfrentar um inimigo maior do que qualquer valentão: a procrastinação.

4. Prepare-se na noite anterior

Voltar às aulas pode significar estar sempre atrasado para sair de casa e se você for um pouco como eu, então você provavelmente perde um bom tempo da sua manhã tentando se organizar para sair. Então, separe sua roupa e organize sua mochila na noite anterior. Isso vai fazer você economizar um bom tempo de manhã, então você pode dormir mais ou até tomar um segundo café da manhã #vitoriosa

5. Planeje seu trajeto

Você está dirigindo? Indo de bicicleta? Ou esperando ônibus/metrô? Cheque seu caminho usando algum aplicativo (como o Google Maps), assim você tem pelo menos uma chance de chegar na hora. E tenha certeza de ter seus aparelhos eletrônicos com você e carregados – não tem nada pior do que ficar sem bateria no celular no caminho para a escola ou universidade, ou esquecer seu fone de ouvido em casa e ter que ouvir a conversa ao telefone da pessoa ao lado – quem nunca?

6. Fique de olho nos horários

Cheque, também, seu horário de aulas e veja quanto tempo você demora para chegar de uma sala à outra. Se você tiver tempo, faça um teste. Especialmente se você vai para uma escola grande, isso evita que você se perca ou acidentalmente vá para a sala errada e acabe tendo que dar alguma desculpa esfarrapada.

7. Cause uma boa impressão no professor

Não estou pedindo pra você sentar na frente e levar uma maçã para ele todos os dias. Apenas cause uma boa impressão. Não mate aula, dê o seu melhor para entregar os
trabalhos no dia e não se atrase. Desse jeito, eles vão te respeitar e serão mais legais para te ajudar a entender o material, além de dar uma força naquele trabalho que você não conseguiu terminar a tempo.

8. Faça amigos

Mantenha seus antigos amigos, mas volte às aulas disposto a conhecer novos amigos também. Faça parte de, pelo menos, um clube de seu interesse e isso vai te fazer ter contato com pessoas com os mesmos interesses. Você também pode tentar achar um amigo de estudos e ter amigos mais velhos, assim eles podem te ajudar com os professores, aulas e tudo mais – todos os “eu já passei por isso” deles serão valiosos! Amigos, como já dissemos antes, é o que faz a escola e a universidade serem uma experiência tão especial, garanta que você não vai perder isso!

9. Não gaste além do seu orçamento

Apesar de tudo, você ainda é um estudante. Então até você começar a trabalhar, tenha a certeza de não exagerar na lanchonete da escola ou gastar tudo no fim de semana para sair com os amigos. Faça um orçamento e fique dentro dele.

10. Reinvente-se

Esse é um tempo de crescimento pessoal e muito aprendizado sobre si – se tornando realmente a pessoa incrível que sempre quis ser. Desafie-se de todas as maneiras que
puder e não caia na pressão. Nessa volta às aulas, lembre-se de que as pessoas vão gostar mais de você se continuar sincero consigo mesmo.

Apenas se lembre que a época de escola e universidade é realmente a melhor da sua vida; todo mundo pode confirmar que não importa o quanto você fale que odeia isso, você sempre vai sentir falta quando acabar.

Compartilhe esse artigo

Artigos recentes de Intercâmbio