Tudo sobre intercâmbio, viagens, cultura e idiomas pela EF Education First.
Menu

Aprender idioma é chave do sucesso para futuro internacional

Aprender idioma é chave do sucesso para futuro internacional

Expandir o horizonte para um futuro internacional vai muito além de ser capaz de se comunicar em outra língua.

O aprendizado de um idioma, traz outras vantagens como o desenvolvimento de habilidades cognitivas importantes, que serão úteis a vida inteira.

No caso das crianças, especificamente, tais habilidades como: empatia, flexibilidade e inteligência cultural, adquiridas justamente ao longo deste processo, são igualmente importantes para que se tornem cidadãs globais e tenham um futuro internacional promissor.

O bilinguismo e o cérebro

O cérebro humano é um órgão extremamente complexo. No passado não havia um consenso sobre os impactos do bilinguismo no cérebro, mas o avanço das pesquisas, possibilitou a constatação dos benefícios do aprendizado de um idioma.

Isso não quer dizer que os bilíngues sejam mais inteligentes, na verdade, pesquisadores concluíram que o cérebro destas pessoas é mais flexível e adaptável, especialmente à medida em que envelhecem.

Verificou-se em pessoas bilíngues, os sintomas de demência aparecem de 4 a 5 anos mais tarde e que a recuperação de suas funções cognitivas após um AVC, costuma ser bem mais rápida. Seus cérebros também apresentaram uma concentração maior de massa cinzenta no córtex pré-frontal dorsolateral, a parte do cérebro responsável pela “função executiva”, capaz de organizar informações contraditórias, resolver problemas de maneira mais eficaz e aumentar a capacidade de concentração.

Além disso, um estudo revelou que crianças bilíngues têm maior flexibilidade cognitiva para exercícios mentais e um outro descobriu que adultos bilíngues, possuem maior agilidade mental devido a capacidade de alternar dois idiomas constantemente.

O aprendizado de idiomas e de outras habilidades para a vida

Além das funções cognitivas, as crianças que aprendem outro idioma, desenvolvem também outras habilidades importantes. Um estudo constatou que crianças multilíngues são mais tolerantes e têm maior capacidade de interpretação e comunicação. Isso deve-se ao fato de que elas têm que interpretar constantemente intenções e pontos de vista de outras pessoas.

O desenvolvimento destas habilidades interpessoais, assim como o aumento da flexibilidade cognitiva e da função executiva, vão muito além do ambiente de pesquisa e são essenciais para compreender melhor os outros, trabalhar de forma eficaz e ter sucesso.

A conexão cultural

Não é preciso dizer como é importante que crianças e jovens aprendam outro idioma. No mundo de hoje onde estima-se que metade da população seja bilíngue, e em meio à tanta diversidade cultural, falar um só idioma é até mesmo uma desvantagem cultural.

Estudos confirmaram que pessoas bilíngues são mais abertas e culturalmente mais autoconfiantes. Estas habilidades são essenciais para quem quer ser bem sucedido em ambientes de trabalho (cada vez mais) internacionais em um mundo em mudança constante.

Não é segredo que crianças e jovens multilíngues têm mais facilidade em trabalhar com pessoas de diversas origens e países: a verdadeira inteligência cultural se baseia no respeito e na compreensão de outras culturas e diferentes formas de pensar e agir.

Idiomas no Trabalho

Funcionários multilíngues são imprescindíveis para os negócios do século XXI, da mesma forma que a tecnologia era essencial para as empresas do século XX.

Isto explica porque as habilidades linguísticas têm um peso cada vez maior na escolha de candidatos. À medida em que os avanços tecnológicos viabilizam ainda mais o comércio internacional, as empresas necessitam de funcionários que além do idioma local, tenham um alto nível de inglês.

Mesmo em países tradicionalmente resistentes ao multilinguismo, a importância das habilidades linguísticas vem se tornando cada vez maior. Os Estados Unidos, por exemplo, é atualmente a segunda maior comunidade de pessoas que falam espanhol ficando atrás apenas do México.

O multilinguismo aumenta a produtividade e cria novas oportunidades com a globalização de empregos, projetos, gerando assim, melhores remunerações. O salário de quem fala alemão, por exemplo, pode ser até 3,8% mais alto o que corresponde a uma renda extra de aproximadamente USD 128.000.

Considerações Finais

Aprender outro idioma é divertido, benéfico e contribui tanto para o desenvolvimento das crianças como para o sucesso dos jovens no futuro. Além de desenvolver funções cognitivas, ainda estimula: empatia, adaptabilidade e flexibilidade, habilidades importantes na vida de qualquer pessoa mas principalmente para quem sonha em trabalhar, morar ou viajar para o exterior.

Aprenda um novo idioma no exterior!Cursos de idiomas no exterior

Compartilhe esse artigo

Artigos recentes de Idiomas