Tudo sobre intercâmbio, viagens, cultura e idiomas pela EF Education First.
Menu

11 coisas que você aprende enquanto viaja

11 coisas que você aprende enquanto viaja

“Aquele que retorna de uma viagem, não é o mesmo que partiu.”– Provérbio Chinês

Viajar muda vidas e permite-nos descobrir quem somos, de fato, e o mundo em que vivemos. Tornamo-nos poéticos e sentimentais enquanto aprendemos a fazer orçamentos, organizar e arrumar as malas. É uma das mais divertidas maneiras de se tornar uma versão melhor de si mesmo – e nós temos 11 razões para provar.

1. Tomar DECIsões “LIKE A BOSS”

Em casa, você sempre sabe qual a melhor loja para comprar aquele artigo específico, ou a sua pizzaria favorita. Quando viaja, basicamente não sabe nada e vai ser confrontado com um sem número de decisões que podem te deixar atordoado – desde comida e acomodação até horários de ônibus. Isso pode ser um pouco intimidante no começo, mas decidir com confiança irá tornar-se cada vez mais fácil – e ser capaz de confiar nas suas próprias decisões é uma sensação fantástica e uma habilidade valiosa.

2. COMO TORNAR-SE UM Expert EM ORÇAMENTOS

Quando você viaja, é necessário garantir que o dinheiro será suficiente durante a viagem, quer seja semanas ou meses. As suas prioridades irão mudar – de compras por impulso a compras com planejamentos minusciosos. Ao mesmo tempo vai aprender quando poupar e quando se esbaldar: passar uma semana comendo almoços de supermercado para poder participar de uma viagem de snorkeling na Grande Barreira de Corais? Aí sim!

3. COMO relaxar E ser FLEXÍVEL

É bom ter um plano, mas tenha em mente que nem tudo é como esperamos: ônibus e trens podem demorar a passar e alguns dias serão chuvosos. Tudo isto é perfeitamente normal – não fique estressado com os itinerários e horários. Lembre-se: viajar não é ticar países e pontos turísticos de uma lista, é colecionar boas histórias para contar!

4. COMO VIVER o idioma

Ter que se acostumar a uma língua estrangeira para comprar comida, visitar lugares e procurar hospedagem – e não só para tirar boas notas – é uma das melhores formas de aprender. Ajudá-lo-á a fazer amigos, explorar uma cultura diferente e aproveitar a sua viagem ao máximo. Por isso, independentemente para onde vá, aprenda sempre algumas palavras: no fim de contas, os habitantes locais sabem sempre os melhores restaurantes, bares e atalhos.

5. Sentir-se gratificado

Com a sua viagem, vai poder estar numa posição invejável, em que tudo à sua volta será novo – algo que se torna cada vez mais difícil, à medida em que envelhece. Estar num novo ambiente permitirá absorver e viver mais intensamente as pequenas coisas que tornam a vida entusiasmante e as memórias inesquecíveis: viajar o fará lembrar da importância que tem viver a sua vida, não só com os olhos abertos e ouvidos atentos, mas também com uma mente aberta.

6. O QUÃO POUCO IMPORTAM BENS MATERIAIS

Quando você viajar pelo mundo, logo perceberá depressa do quão pouco, ou melhor, o quanto realmente precisa de apenas algumas coisas grandes e pesadas para ser feliz – e não será só pelas dores nas costas que terá por ter que carregar uma mala grande e pesada para todo lado. Viajar é uma excelente maneira de “desentupir” a sua vida do que é desnecessário, quer seja mental ou fisicamente. Felizmente, memórias não ocupam muito espaço na sua mochila – irá sem dúvida aprender a fazer a sua mala como um profissional.

7. Como ir longe para chegar

Muitas das questões importantes da vida são respondidas enquanto se viaja. É difícil identificar o porquê deste processo de autoconhecimento acontecer enquanto se explora o mundo, mas há algo que torna a organização dos seus pensamentos e de pôr as coisas em perspectiva, mais fácil: talvez seja o clima diferente, a falta de banhos ou o simples pôr-de-sol que acabou de ver. Acrescente o fato de ter uma distância suficiente, mental e física, entre si e a sua vida rotineira e tem a receita ideal para resolver todo o tipo de problemas.

8. COMO APRECIAR A SUA PRÓPRIA COMPANHIA

Vivemos num mundo em que estamos ligados com qualquer pessoa, à distância de um clique. Ser capaz de passar tempo sozinho sem se sentir sozinho é uma das capacidades mais subvalorizadas dos dias de hoje. Quando viaja sozinho, em algum ponto da sua viagem, você irá se ver praticamente obrigado a apreciar a própria companhia. Quando se sentir feliz e calmo, sem depender de outras pessoas, poderá, com quase toda a certeza, dizer que ganhou neste jogo que é a vida.

9. COMO FAZER AMIGOS EM QUALQUER LADO

Quando já estiver viajando há algum tempo, começará a desenvolver um radar para pessoas com grandes mochilas, roupas confortáveis e um brilho muito característico no seu olhar. A melhor parte de conhecer os seus colegas viajantes é que podem partilhar histórias, viajar juntos durante algum tempo ou simplesmente trocar algumas dicas antes de seguirem caminhos diferentes. Algumas pessoas irão apenas ajudá-lo com a sua mala, outras se tornarão amigos para toda a vida.

10. COMO andar OFFLINE

Adote o estilo de vida Carpe Diem enquanto viaja, sem se preocupar como é que algo irá parecer no Facebook ou Instagram: o número de curtidas e compartilhamentos deve ser a última preocupação na sua lista enquanto assiste a um pôr do sol. Viajar é uma boa maneira de se desligar do seu dia-a-dia, figurativa e literalmente. Não se preocupe em manter o contato com todos ou tirar fotografias de tudo. Apenas esteja lá, observe e maravilhe-se.

11. COMO EXPERIMENTAR COISAS DIFERENTES

Viajar é a oportunidade perfeita para sair da sua zona de conforto – afinal, todos os posters motivacionais dizem que é aí que a vida começa. Peça direções utilizando o seu vocabulário, de apenas 5 palavras, de Chinês, explore uma cidade nova sem mapa e coma aquele grilo frito ao pequeno-almoço. Não se coloque em situações perigosas – mas não se esqueça de ser aventureiro e de acumular o máximo de experiências novas que conseguir.

Compartilhe esse artigo

Artigos recentes de Viagem