Tudo sobre intercâmbio, viagens, cultura e idiomas pela EF Education First.
Menu

Por que investir em idiomas é o melhor para sua carreira profissional

Por que investir em idiomas é o melhor para sua carreira profissional

Não é segredo que investir em idiomas pode impulsionar sua carreira. O domínio do inglês, a língua oficial global, ou até mesmo de um outro idioma, pode ser o que você precisa para alcançar níveis mais altos.

Confira abaixo as principais razões pelas quais você deve investir no aprendizado de um novo idioma.

Abre portas

Uma das vantagens que a fluência em outros idiomas pode trazer à sua carreira é o crescimento, já que aumenta as chances de fazer negócios com outros países e conseguir uma boa colocação no mercado internacional.

O domínio de outras línguas abre literalmente as portas para novas oportunidades, já que possibilita uma melhor compreensão do mercado global, dos desejos e necessidades de clientes, fornecedores e parceiros internacionais. Uma comunicação clara e efetiva, evita custos gerados com mal-entendidos, traduções e ainda melhora a precisão dos resultados.

Estudos revelam que em países onde a maioria da população economicamente ativa fala um segundo idioma, o comércio internacional é responsável por grande parte do PIB (Produto Interno Bruto). Podemos notar esta tendência claramente na Suíça por exemplo. Devido à sua natureza multilíngue, onde alemão, francês e italiano são línguas oficiais, estima-se que o multilinguísmo representa atualmente 10% do PIB do país.

Países monolíngues como o Reino Unido, que não incentivam o aprendizado de um segundo idioma desde cedo, podem perder oportunidades de negócios e deixar de atrair divisas mesmo com a vantagem de terem o inglês como língua nativa. Um estudo feito no Reino Unido aponta que a falta de conhecimento em outros idiomas gera um custo anual de 48 bilhões de libras (80 bilhões de dólares) à economia da Grã-Bretanha.

Gera melhores salários

Devido ao crescimento do mercado internacional e sua importância para os negócios como um todo, cada vez mais, as empresas estão dispostas a investir em funcionários que dominam mais de um idioma.

Um estudo americano aponta que funcionários bilíngues podem receber até USD 3.000 a mais por ano em relação aos que falam apenas um idioma. Um outro estudo norte-americano demonstra que o domínio da língua alemã nos EUA, pode gerar um aumento de até 3,8%, pois apesar de ser um idioma ainda pouco falado, é um dos mais importantes do mercado europeu.

E não para por aí. A Euro London, uma agência de recrutamento do Reino Unido especializada em línguas estrangeiras, estima que o conhecimento em outro idioma pode gerar um aumento de até 15% no salário.

Possibilita uma comunicação mais eficaz

Saber mais de um idioma faz você se destacar entre os demais. As habilidades linguísticas são cada vez mais valorizadas por empresas que buscam competividade e exigidas não só nas entrevistas mas também na ascensão de cargos.

A fluência em uma segunda língua pode garantir uma ótima colocação em uma empresa internacional renomada. Estudos norte-americanos apontam que procura por funcionários bilíngues mais que dobrou nos últimos cinco anos e mais de 40% das empresas americanas, pretendem contratar equipes bilíngues. Quando entrevistadores se deparam com dois candidatos com as mesmas qualificações, demonstram maior interesse em contratar o candidato bilíngue.

Tudo se resume a uma comunicação mais eficaz. A proficiência em uma segunda língua melhora o networking, permite que você aproveite ao máximo todas as oportunidades e possibilita negociações com grande potencial de lucratividade tanto para você, quanto para sua empresa.

Não se trata apenas de obter resultados imediatos: poder conduzir negócios na língua nativa de outro país, além de ser sinal de respeito, permite a construção de relações de confiança a longo prazo.

Além disso, como já se sabe, o aprendizado de idiomas contribui para que o indivíduo tenha: mente aberta, empatia e criatividade. Habilidades imprescindíveis para alcançar o sucesso na carreira independente do nível que almeja.

Faz você ser um líder melhor

Estas habilidades são ainda mais importantes para quem quer chegar ao nível gerencial. O Índice Anual de Proficiência em Inglês da EF revela que trabalhadores que possuem melhores níveis de inglês são promovidos com mais frequência.

Para dominar um novo idioma é necessário compreender a cultura e por esta razão, os gerentes que falam mais de um idioma, tendem a se relacionar melhor com seus colegas de trabalho e a se comunicar de forma mais eficaz. Estas habilidades são essenciais para a gestão de pessoas de diferentes culturas e origens.

A fluência em outros idiomas, torna-se ainda mais importante à medida que crescemos profissionalmente. Quanto mais alto o cargo, mais temos que gerir profissionais bem preparados e com ótimo nível de inglês. Não é raro encontrarmos pessoas que falam inglês melhor que seus superiores. Este é mais um motivo buscar sempre o aprendizado constante.

Garante um futuro promissor

De acordo com os relatórios do EF EPI, o alto nível de proficiência em inglês gera: PIB mais alto, maior renda média e mais inovação no país como um todo. De fato, os países onde a maioria da população domina mais de um idioma- principalmente o inglês- são mais potentes e mais conectados internacionalmente.

Esta informação é igualmente importante para nosso crescimento individual: além de internacional, em um futuro não muito distante, o ambiente profissional será dominado por robôs e inteligência artificial. Assim sendo, o domínio de um segundo idioma, de fortes habilidades de comunicação, o respeito à diversidade cultural, as conexões humanas, a criatividade e a compreensão, serão ainda mais valorizados.

Aprenda um novo idioma no exterior!Cursos de idiomas no exterior

Compartilhe esse artigo

Artigos recentes de Carreira