Por que o nível de inglês em seu país é tão importante?
/)
As habilidades em inglês são importantes porque dão às pessoas acesso a uma gama mais ampla de informações, a uma rede internacional mais diversificada e a mais oportunidades de emprego do que nunca. Elas também são importantes em nível nacional porque podem nos dizer muito sobre o nível de inovação, competitividade e perspectivas futuras de um país.
O surgimento da tradução automática e, agora, da IA levanta a questão de se aprender outras línguas, especialmente o inglês, continuará a ser relevante.
Acreditamos que a resposta seja sim.
No Índice de Proficiência em Inglês 2025 da EF Education First (EF EPI), compilamos dados de testes de 2,2 milhões de adultos e usamos esses dados para classificar as nações de acordo com suas habilidades em inglês.
Principais conclusões do EF EPI 2025
A Holanda continua na primeira posição mundial em competências em inglês, seguida pela Croácia e pela Áustria — ambos países melhoraram suas classificações. A Alemanha subiu para a quarta posição, com um dos maiores ganhos na Europa.
Em mais da metade dos países avaliados, falar inglês é a habilidade mais fraca relatada, em comparação com outras habilidades como leitura, escrita, compreensão, etc.
A diferença entre os sexos está diminuindo na maior parte do mundo, embora tenha aumentado ligeiramente no Oriente Médio.
Os jovens com menos de 25 anos não estão recuperando sua proficiência em inglês após a pandemia. Em muitos países, eles obtêm pontuações mais baixas do que os grupos mais velhos.
Existem diferenças regionais na proficiência em inglês — a Europa estabilizou, a Ásia apresentou a menor diferença de habilidades, a América Latina registrou a maior disparidade de idade e a África continuou sendo a mais variada.
Como a IA está mudando o aprendizado do inglês
Pela primeira vez desde o lançamento do EF EPI, o índice deste ano foi avaliado usando tecnologia de IA desenvolvida pela Efekta Education Group, uma empresa de tecnologia da EF, focada em melhorar os resultados de aprendizagem em grande escala.
Outras conclusões do índice deste ano mostram que a inteligência artificial está remodelando a forma como o mundo usa o inglês, apresentando oportunidades e desafios no ensino e na adoção da língua inglesa.
A importância crítica do inglês
Embora os resultados do EF EPI não contem toda a história, eles contam uma história importante: altos níveis de proficiência em inglês são parte integrante de um futuro próspero, conectado e saudável.
Eles também destacam a importância fundamental das habilidades que tornam os indivíduos, as empresas e as sociedades mais conectados internacionalmente e adaptáveis diante das mudanças tecnológicas cada vez mais rápidas.
“English remains the world’s most widely shared language for international communication. In a time of growing global complexity, its role as a common bridge between cultures, economies, and ideas is more important than ever”, said Kate Bell, author of the EF EPI and EF’s Head of Assessment.
Para ver as classificações nacionais completas e a análise da relação entre as habilidades em inglês de seu país e sua economia, nível de inovação e conectividade, acesse o site oficial do estudo.
