GO Blog | EF Blog Brasil
Tudo sobre intercâmbio, viagens, cultura e idiomas pela EF Education First.
MenuPeça um Catálogo Grátis

Mochilão vs. Curso de Idiomas no Exterior

Mochilão vs. Curso de Idiomas no Exterior

Viajar talvez seja uma das melhores coisas que você pode fazer nesse planeta, pois abre seus olhos para novas culturas e te expõe a novas cidades e paisagens fantásticas. Além de conhecer pessoas novas super interessantes, você acaba aprendendo muito mais sobre você mesmo. Tanto o mochilão quanto um curso de idiomas são maneiras brilhantes de conhecer o mundo, então como decidir qual é a melhor opção para você? Felizmente, nós estamos aqui para te ajudar. Considere este artigo a sua lista de prós e contras de como te ajudar a fazer o gap year perfeito antes, durante ou depois da universidade.

Descubra novos lugares

Um mochilão carrega literalmente tudo o que você precisa para a sua próxima aventura, isso significa que você está livre para explorar o mundo sem limites. Quando é tão fácil arrumar as coisas e conhecer um novo lugar, não há necessidade de ficar em apenas um lugar por muito tempo. É o jeito mais fácil de se aventurar pelo mundo e descobrir novas cidades e países do jeito que você quiser. Sem nenhuma obrigação de ficar em um só lugar, o próximo destino só depende de você.

Estudar um idioma no exterior, com aulas para comparecer e uma casa de família para voltar, significa que você está oficialmente vivendo como um nativo em uma cidade de sua preferência. Conforme suas habilidades no novo idioma e conhecimentos da sua nova cidade crescem, você começará a se sentir como um autêntico nativo. Você terá um lugar favorito para tomar um café, amigos para sair e se divertir, enquanto aprende muito sobre a cultura local e global, já que seus amigos serão de diversas nacionalidades do mundo todo.

Sua cidade e sua host family serão sua nova casa longe de casa, mas isso não significa que você está preso lá. Com viagens de finais de semanas ou de apenas um dia, você poderá explorar lugares fora da sua cidade. Se você for estudar na Europa, terá a oportunidade de conhecer mais países ainda, já que todos estão a algumas horas de distância uns dos outros de trem.

Conhecer pessoas novas

Assim como em uma comunidade, mochileiros estão entre as pessoas mais amigáveis e receptivas, sempre prontos para contar histórias sobre as viagens que já fizeram e também sobre as que irão fazer na sequência. Com todo mundo indo para diversos lugares, você conseguirá conhecer pessoas extraordinárias durante sua jornada, especialmente se você escolher ficar em um quarto compartilhado, pois sempre terá alguém com quem você poderá jantar, caminhar, fazer uma viagem de ônibus, surfar ou qualquer atividade que você tenha programado.

Quando o assunto é um curso de idiomas no exterior, seus colegas de classe acabam se tornando sua segunda família. Nada te torna mais independente do que sair de casa para explorar uma nova cidade e se propor ao desafio de aprender um novo idioma. Fazendo a comparação com o mochilão, seus amigos não serão somente por uma noite e sim para o resto da sua vida. E estamos falando apenas dos colegas de classe aqui, se você investir tempo em uma só cidade você conhecerá também alguns nativos que te mostrarão o que você jamais saberia se estivesse viajando sozinho. E também irão te ajudar a expandir o seu networking internacional. No geral se você quer fazer amizades para o resto da sua vida com amigos e nativos, um curso de idiomas no exterior é perfeito para você.

Ganhando habilidades para a vida

Assim como em uma comunidade, mochileiros estão entre as pessoas mais amigáveis e receptivas, sempre prontos para contar histórias sobre as viagens que já fizeram e também sobre as que irão fazer na sequência. Com todo mundo indo para diversos lugares, você conseguirá conhecer pessoas extraordinárias durante sua jornada, especialmente se você escolher ficar em um quarto compartilhado, pois sempre terá alguém com quem você poderá jantar, caminhar, fazer uma viagem de ônibus, surfar ou qualquer atividade que você tenha programado. Tanto em um mochilão quanto em um curso de idiomas, você pode ter certeza que voltará para seu país de origem com habilidades úteis para o resto da sua vida.

Nos dois casos, você será introduzido em um ambiente super legal onde você terá que aprender rapidamente como se comunicar com as pessoas, irá imergir em uma nova cultura e criar uma nova vida para você longe de suas origens. Você está no comando e com isso sua independência aumentará exponencialmente. Tendo que organizar seu próprio tempo, questões de transporte, estudos e vida social, você retornará para casa se sentindo mais confiante em suas próprias habilidades. O bônus de fazer um curso no exterior é que você aprenderá um novo idioma e a incrível habilidade de se comunicar com uma nova comunidade de pessoas em sua língua local. O que é algo que realmente irá impressionar futuros empregadores e escritórios de admissão em uma universidade.

Mas independentemente de como seus futuros empregadores irão te olhar depois, a coisa mais importante a fazer é determinar como você quer aproveitar seu gap year. Você deseja conhecer muitas cidades e diversas pessoas? Ou você pretende aprender um novo idioma, fazer amigos para o resto da vida e viver em uma cidade nova ao lado de nativos? De qualquer forma você terá que viajar e como foi dito no começo, essa é uma das melhores maneiras de usar seu tempo livre neste planeta.

Quer fazer um intercâmbio de longa duração?Gap Year com a EF
Receba as últimas informações sobre viagens, idiomas e cultura no GO BlogQuero me inscrever

Aprenda um dos 12 idiomas em mais de 50 destinos

Saiba mais