Tudo sobre intercâmbio, viagens, cultura e idiomas pela EF Education First.
Menu

Como fazer uma ótima apresentação: 10 dicas fáceis e eficientes

Como

Seja você um profissional veterano, um estagiário ou um estudante, fazer uma apresentação pode ser estressante, especialmente se não for na sua língua nativa. Mas com um pouco de esforço – e essas 10 dicas – você poderá elevar sua apresentação de boa para ótima.

Com anos de prática em apresentações – que é grande parte do meu trabalho como professor de Inglês – e vendo estudantes apresentando quase todos os dias, aqui estão minhas dicas testadas e comprovadas para fazer uma ótima apresentação:

1. Use o silêncio

Geralmente as pessoas não gostam do silêncio. É desconfortável. É estranho. Mas durante a apresentação, o silêncio pode ser seu aliado. Quando você sobe ao palco, todos os olhares estarão em você. O que deve fazer então? Apenas fique lá. Por alguns instantes simplesmente aproveite o silêncio. Respire fundo. Fique quieto. Isso pode ser desconfortável, ou até mesmo estranho, mas faça isso… e verá sua plateia na ponta da cadeira, ansiosos para ouvir o que você tem a dizer.

Use o poder do silêncio durante seu discurso. Use o silêncio para gerar suspense. Para adicionar ênfase. E para evitar usar aquelas “palavras de preenchimento” que são desagradáveis, como hum, uh, er, ah, etc.

2. Entenda a linguagem corporal

Especialistas dizem que 55% de toda comunicação é não verbal. Enquanto estiver apresentando, você precisará ter uma linguagem corporal forte. Tente não se mexer muito. Não aperte sua caneta. Não balance os pés ou mexa na sua roupa. Não boceje (se você conseguir segurar). E tente não atrapalhar a projeção da sua apresentação. Isso pode parecer óbvio, mas lembre-se… se você ficar bem na frente da projeção, seu público não poderá vê-la. E quando se mover, seja sutil.

3. Conte uma história

As pessoas amam histórias – nós amamos ouvir e contar elas. Todos, sem exceção, amam uma boa história. Então, quando pensar em como começar sua apresentação, por que não começar com algo que ressoe profundamente com cada um e em todos… uma história. “Olá, senhoras e senhores. Hoje, eu gostaria de compartilhar uma história…” e a história deve ser de natureza pessoal. Ela pode ser sobre você ou outra pessoa. Pode ser histórico, ou mesmo futurístico. Mas projete uma cena com palavras que envolvam os sentidos e coloquem o público em uma jornada.

4. Seja visual

Uma imagem diz mais que mil palavras. Imagens são mais fortes que um texto. Entretanto o erro mais comum durante uma apresentação é o uso excessivo de texto. Isso é bastante problemático por um motivo bastante simples. Durante a apresentação, você estará falando. Havendo muito texto na tela, o público ficará lendo. Se o seu público estiver lendo, o que não estarão fazendo? Ouvindo você.

Além disso, as pessoas se lembram muito melhor de coisas se tiverem uma imagem associada – e isso é um fato científico. Na verdade não importa o que é: um fato, estatística ou história. Se você conectar algo a uma imagem, elas lembraram disso mais facilmente.

5. Faça contato visual

Contato visual é outro aspecto importante da linguagem corporal. Se você estiver usando anotações (o que é perfeitamente normal), não olhe para baixo e as leia durante todo o tempo. Certifique-se que nas anotações estejam as palavras chave para puxar sua memória, e então mantenha seus olhos no público o máximo que puder. Para as anotações: seja sucinto.

E enquanto estiver interagindo com o público, observe a sala. Fixe-se nos olhares de alguns ouvintes, e então volte a observar a sala. Isso fará a fala parecer mais como uma conversa. Como se você estivesse falando com eles, não para eles. E nunca foque em somente um membro da platéia (como um professor, entrevistador, juiz, etc). Isso pode ser estranho.

6. Envolva seu público

Pessoas são boas em diversas coisas. Prestar atenção pode ou não ser uma delas. A média dos adultos perde a atenção mais ou menos entre 8 e 20 segundos. Pedir ao seu público que façam algo durante a sua apresentação é um ótimo caminho para mantê-los envolvidos. Quem sabe você solta uma pergunta e pede por respostas. Ou pede para levantarem as mãos para se concordarem com algo dito. Ou mesmo você diz “fechem seus olhos e lembrem-se de um tempo quando…” então você poderá contar uma piada e fazê-los cair na risada.

Independente do que fizer, seja imprevisível. Seu público pode ficar entediado, pegar seus telefones, ou fecharem os olhos, mas envolvê-los diretamente pode previnir que façam isso e ajudá-los a focar na sua fala.

7. Desacelere

Simplificando, é praticamente impossível falar devagar demais durante uma apresentação. Desacelere e então desacelere ainda mais. Enfatize. E não se preocupe em ter uma pronúncia perfeita ou uma gramática impecável. Seu público está menos preocupado com isso do que você imagina.

Lembrar disso é particularmente importante, se você estiver fazendo uma apresentação em uma língua diferente da sua língua nativa (em Inglês, por exemplo) – você poderá se sentir inseguro sobre seu nível no Inglês, mas você não deveria. O que você diz é o que realmente importa no final das contas, então seja claro e foque em ser confiante ao entregar isso ao público.

8. Menos é mais

Com exceção dos finais de semana e feriados, a maioria das coisas na vida é muito longa, não muito curta. Pense nisso… Sua última aula, reunião, palestra ou vôo. Você passou por alguma dessas experiências e pensou “Isso passou tão rápido”? Provavelmente não. Portanto, tenha isso em mente. Quanto mais informações seu público ouvir, mais eles esquecem. Quanto mais eles esquecem, menos se lembram. Portanto, mantenha sua apresentação simples, ofereça uma ideia clara. Menos é realmente mais nessa situação.

9. Finalize bem

Como você termina sua apresentação é quase tão importante quanto como você a começa. Então, pergunte-se: qual é a principal ideia que você está oferecendo? Qual é a mensagem mais importante de toda a apresentação? Crie uma frase que a resuma. E faça disso algo que valha compartilhar. Conclua com uma ideia poderosa que ecoará nas mentes do seu público.

10. Agradeça

Os membros da plateia acabaram de lhe dar algo muito valioso: o tempo deles. Agradeça a eles por isso.

Está na hora de investir em outro item fundamental - sua habilidade em idiomasSaiba Mais