Tudo sobre intercâmbio, viagens, cultura e idiomas pela EF Education First.
Menu

Como fazer amigos no exterior

Como fazer amigos no exterior

Após a empolgação de escolher uma cidade, organizar vistos e voos, conferir o que vai dentro da mala e se despedir da família, é que finalmente cai a ficha: estou prestes a ir para o exterior e tudo vai mudar, inclusive meus amigos. Sim, é verdade, seu círculo de amizades irá crescer e se tornar internacional. Assim como acontece na escola e na universidade, intercâmbio é uma oportunidade incrível de fazer amigos no exterior. Por isso, não deixe de aproveitar estas dicas ao máximo!

Apresente-se

Para conhecer alguém, primeiro você precisa dizer “oi”! Depois, dê um sorriso sincero, não só com a boca mas também com os olhos, garanto que é infalível para causar uma boa impressão, afinal é praticamente impossível alguém reagir negativamente à um sorriso verdadeiro. Então vá em frente, põe um sorriso no rosto e diga ” oi, meu nome é_____, tudo bem com você”? (ou qualquer outro tipo de saudação, aliás você irá aprender a fazer isso rapidamente no idioma que está estudando!).

Dependendo de onde estiver, poderá utilizar gestos ou outros tipos de saudações para se apresentar. Você vai logo descobrir se é um ou são dois beijos na bochecha (como na América Latina), beijos nas duas bochechas (como na Espanha, França e Itália), bater uma mão na outra, um abraço (como na maioria dos países de língua inglesa) ou até uma pequena reverência (como no Japão).

Frequente um clube e inscreva-se em diversas atividades

Sabe aquela lista de tudo que você sempre teve vontade de fazer mas nunca teve tempo? Boa notícia: é agora ou nunca! Deixe de lado os conceitos pré-concebidos do que você gosta ou não e aprenda a dizer “sim” à todas as oportunidades que surgirem em seu caminho. Aulas de fotografia, equitação, salsa, caminhada, gastronomia, curso de barista… Enfim, há inúmeras opções para você conhecer outros alunos com os mesmos interesses que o seu. (E o melhor é que poderá experimentar tudo que fizer- hum!)

Pratique novos esportes

Esportes coletivos são ótimos para fazer novas amizades. A sensação de pertencer a um time que conta com você é única. Fora que o trabalho em equipe, visando um objetivo comum, é capaz de criar um forte vínculo de amizade rapidamente. A popularidade de determinados esportes varia de um lugar para outro. Na Austrália, Nova Zelândia e Reino Unido, você vai ver muito rúgbi e críquete, já na Europa o queridinho é o futebol e nos EUA os preferidos são beisebol, basquete e futebol americano. (Dica extra: se você praticar um novo esporte e não se der bem, escolha um time e faça parte da torcida organizada com outros alunos).

Descubra novos hobbies

Além de ser uma ótima maneira de conhecer outras pessoas, os hobbies são incríveis para relaxar à medida que o semestre vai ficando mais difícil. Reserve um tempo para ioga, surfe, programação, aula de panificação, escalada, jardinagem, caligrafia, tênis, fotografia, taekwondo ou qualquer outra atividade que você desejar! Verifique as opções que sua escola oferece ou pergunte aos alunos o que eles farão após a aula.

More com outros estudantes

Dividir uma casa ou apartamento com outros estudantes é a melhor forma de conhecer gente nova, você fará amizades com todos que estiverem morando com você. Além do mais, terá desculpas suficientes para conhecer as casas de outros amigos e assim aumentar ainda mais seu círculo de amizades. Já pensou quanto open-house, aniversário, feriado, jantar, sessão de estudos e até bate-papo você terá pela frente?

Mantenha contato

O intercâmbio é um período muito intenso de mudanças e de amadurecimento marcado por amizades que levamos para o resto da vida. Não deixe de cultivá-las mesmo depois de voltar para casa, afinal estamos na era digital, não é preciso mais esperar semanas e meses por uma carta, temos: e-mail, Skype, WhatsApp e outras formas de comunicação. Acredite em mim: daqui a 10, 15 ou até 20 anos, você vai agradecer por ter feito isso!

Faça amigos no exterior com um intercâmbio!Intercâmbio no exterior

Compartilhe esse artigo

Artigos recentes de Intercâmbio