Tudo sobre intercâmbio, viagens, cultura e idiomas pela EF Education First.
Menu

5 maneiras fáceis de aprender Japonês em casa

5

Se você quiser aprender Japonês, a maioria das pessoas dirá “vá para Tóquio”, mas e se você quiser aprender Japonês em casa? Como você pode ter o poder de viajar até o Japão sem sair da sua sala de estar? Quem aprende novos idiomas para viver (diplomatas, agentes secretos etc) já sabe a resposta. Eles mergulham profundamente em um idioma e ficam imersos o máximo possível. Vamos dar uma olhada.

1. Escolha um programa de estudos de Japonês básico e trabalhe com ele todos os dias

A maioria das escolas japonesas utiliza a série de livros “Minna no Nihongo” (“Japonês para Todos”). Os livros têm ambos kanji e alfabeto latino. Nós recomendamos a versão kanji. Você precisará enfrentar o kanji em algum momento enquanto estiver aprendendo japonês, então é melhor fazê-lo desde o início. Além disso, trabalhar nos caracteres oferece uma saída artística paralela à parte acadêmica. Se você é iniciante, compre o livro 1. Se você não é iniciante, provavelmente já conhece esses livros. Você encontrará muitos vídeos online que explicam as várias lições.

Os profissionais passam de 4 a 5 horas trabalhando nesse programa de estudos por dia: de 2 a 3 horas pela manhã e de 2 a 3 horas pela tarde. Você pode dividir isso em períodos menores durante o dia ou gastar menos horas, se preferir. Você deve gastar cerca de metade do seu tempo de estudo revisando o que já viu e a outra metade em material novo. E você tem que trabalhar nisso todos os dias. Combinado? Ótimo.

Agora vamos falar sobre o resto do seu tempo. Este é o verdadeiro segredo para aprender Japonês em casa com sucesso. Você precisa captar o som do idioma, absorver os costumes japoneses e forçar o seu cérebro a pensar em Japonês o mais rápido possível (pelo menos uma parte do tempo). Então, mergulhe no idioma e na cultura japonesa.

2. Assista anime, filmes e TV em Japonês

Está permitido ter legendas em Português, mas se estiver apenas lendo ao invés de ouvir, desative-as. É melhor absorver os sons do idioma, mesmo que você não compreenda. Em algum momento, ativar as legendas em Japonês o ajudará a captar novos caracteres e verá como são escritas as coisas que você está ouvindo. Assista com uma caneta e papel na mão. A emissora pública do Japão, NHK, tem uma coleção de vídeos que montaram para crianças em idade escolar, além de sua programação normal.

3. Ouça rádio, música e podcasts japoneses

Mantenha o seu ambiente imerso em Japonês o máximo possível. Existem milhares de estações de rádio, muita música boa e vários podcasts que você pode ouvir enquanto se exercita, cozinha ou toma banho. Este é o seu “tempo livre”, por isso não se esforce para entender cada palavra.

4. Faça comida japonesa

A comida está no coração da cultura japonesa. Afie suas facas, procure receitas online, peça os ingredientes para serem entregues. Ou por que não usar vídeos de receitas em Japonês? (pesquise pelos vídeos por レシピ ou 料理番組 para mais opções).

5. Faça amigos japoneses

Em algum momento, você precisará falar em Japonês com alguém que não seja o seu gato. Quanto mais cedo, melhor. Isso não é muito difícil, mesmo se você estiver preso em casa. Faça download de aplicativos de troca de idiomas, ou participe de fóruns online para encontrar japoneses que desejam aprender o Português. Se você deseja algo mais formal, contrate um professor de Japonês online.

Agora você está pronto para aprender Japonês em casa. Então, o que você está esperando? 頑張ってください

Planeje uma viagem para o JapãoSaiba Mais