Tudo sobre intercâmbio, viagens, cultura e idiomas pela EF Education First.
Menu

5 coisas para fazer quando acabar os estudos

5 coisas para fazer quando acabar os estudos

Você já fez os exames finais, recebeu o diploma do ensino médio ou terminou o ano na universidade e tem todo o tempo do mundo para fazer exatamente o que deseja. Só tem um problema: você não tem ideia do que realmente deseja fazer. Embora muitos de vocês dirijam-se diretamente para a universidade (ou para estudos posteriores), alguns de vocês podem já ter estudado o suficiente por enquanto. Nesse caso, um ano sabático pode ser uma ótima maneira de clarear sua mente, aproveitar sua liberdade e descobrir quem você realmente é e o que realmente deseja fazer com sua vida.

Aqui estão algumas ideias do que fazer quando você acabar os estudos.

1. Crie um blog ou um site

Você tem um interesse que sempre desejou dedicar na sua vida, mas nunca conseguiu pois sempre esteve com o nariz permanentemente enterrado em livros? Bem, agora é a hora de mudar o foco. Seja viajando, cozinhando, cuidando de animais ou desenhando roupas – por que você não documenta o que faz em um blog e cria um portfólio de histórias, fotos, vídeos ou designs que mostram seus interesses? Poderia até se tornar uma carreira (muitas pessoas transformam isso em uma). Se você já possui um portfólio de, digamos, fotos para exibir, por que não criar um site pessoal? Um site pessoal bonito sempre será um triunfo, especialmente quando você começar a procurar emprego.

2. Obtenha experiência de trabalho

Você sabe o que há de tão bom em um ano sabático? Você provavelmente ainda mora em casa com seus pais e não tem aluguel a pagar e geladeiras a encher. Mas só porque você não tem nenhuma despesa não significa que você deve apenas deitar no sofá sem fazer nada o dia inteiro. Este é um ótimo momento para sair e obter experiências de trabalho sem a pressão de ganhar o suficiente ou pagar muitas contas. Fazer um estágio nesta fase é uma ótima ideia, pois ajudará você a descobrir o que gosta de fazer e no que é apaixonado.

3. Aprenda um idioma

Mais idiomas equivalem a mais oportunidades, é simples assim. Basta pensar em quão mais internacional o nosso mundo se tornou e em como é importante poder se comunicar com pessoas de todo o mundo. As habilidades linguísticas são importantes para sua futura carreira, mas não é apenas uma questão de dominar palavras e gramática, é extremamente importante expandir seus horizontes através da linguagem e conhecer novas culturas e pessoas. Além disso, aprender um idioma é divertido, especialmente se você for ao exterior para estudá-lo.

4. Trabalho voluntário

Dentre as diversas coisas para fazer quando acabar os estudos, outra ótima maneira de expandir seus horizontes e obter uma apreciação mais profunda por um país e pelo seu povo é se inscrever em um projeto de voluntariado lá. Deixar os amigos e a família para trás provavelmente será uma das coisas mais difíceis que você fará, mas provavelmente será a experiência mais gratificante que você vai ter. Você conhecerá um novo mundo, um novo modo de vida e, talvez, fará algo de bom no processo. Você também crescerá e amadurecerá de maneiras que não pensava serem possíveis. Os projetos de voluntariado podem incluir qualquer coisa, desde trabalhar em uma fazenda de hortaliças na Argentina, ensinar as pessoas sobre agricultura orgânica e até mesmo trabalhar ao lado do presidente de uma ONG mexicana, adquirindo experiência em sustentabilidade.

5. Faça algo que você nunca fez antes

“Se você quer o que nunca teve, precisa fazer o que nunca fez.” Este pode ser o momento perfeito para sair da sua zona de conforto e realizar alguns dos seus maiores sonhos. É preciso muita coragem para pensar fora da caixa e seguir a vida de uma maneira completamente nova, mas é o que precisa ser feito para se desenvolver e se tornar a pessoa que você sempre quis se tornar. Sempre sonhou com uma viagem ao redor do mundo ou uma viagem InterRail pela Europa? Passe este verão ou o próximo ano trabalhando e economizando e depois pegue a estrada.

Essas são algumas das coisas para fazer quando acabar os estudos. E aí, já começou seu planejamento?!

Faça intercâmbio com a EFIntercâmbio no Exterior

Compartilhe esse artigo

Artigos recentes de Idiomas