NOSSAS ESCOLAS ESTÃO ABERTAS! Entre em contato para consultar a disponibilidade.

Intercâmbio de 6 meses

Que tal embarcar em um intercâmbio de 6 meses e ganhar uma experiência para a vida toda?

No mínimo, você vai voltar com uma bagagem intensa, contatos do mundo inteiro e conhecimentos que jamais teria adquirido de outra forma.

Esse tipo de intercâmbio é possível e está se tornando cada vez mais comum entre os brasileiros, que já somam 302 mil estudantes internacionais.

As agências, por sua vez, disponibilizam uma infinidade de programas customizáveis para estudar em qualquer lugar do mundo com total segurança e tranquilidade.

Na categoria de longa duração, os cursos de um semestre estão entre os mais procurados, pois oferecem todo o tempo e flexibilidade necessários para desbravar o destino.

Se você dispõe de 6 meses para o intercâmbio, confira nossos programas e comprove as vantagens dessa escolha!

Intercâmbio de 6 meses

EF Ano de Idiomas no Exterior

16 + anos
6, 9 ou 11 meses
Combine idiomas e estudos acadêmicos em uma escola no exterior. Prepare-se para um exame oficial de idiomas e ganhe experiência de trabalho.
Destino: InglaterraEstados UnidosCanadáMaltaAustráliaIrlandaNova ZelândiaSingapuraÁfrica do SulEspanhaCosta RicaFrançaItáliaAlemanhaChinaJapãoCoreia do SulEmirados Árabes Unidos

EF Idiomas no exterior

10 - 14 anos
2-24 semanas
Aprenda um idioma no exterior num curso individual, com duração flexível, ou em grupo acompanhado por um líder EF.
Destino: InglaterraEstados UnidosMaltaIrlandaEspanhaAlemanha

EF Idiomas no exterior

14 - 25 anos
2-24 semanas
Aprenda um idioma em uma das 50 escolas EF no exterior. Todas as escolas são certificadas. Início toda segunda-feira.
Destino: InglaterraEstados UnidosCanadáMaltaAustráliaIrlandaNova ZelândiaSingapuraÁfrica do SulEspanhaCosta RicaFrançaItáliaAlemanhaChinaJapãoCoreia do SulEmirados Árabes Unidos

EF Idiomas no exterior

25 + anos
1-24 semanas
Potencialize sua carreira global com um curso de idiomas personalizado no exterior. Desenvolvido para adultos e profissionais.
Destino: InglaterraEstados UnidosCanadáMaltaAustráliaIrlandaNova ZelândiaSingapuraÁfrica do SulEspanhaCosta RicaFrançaItáliaAlemanhaChinaJapãoCoreia do Sul

Intercâmbio de 6 meses: vale a pena?

O intercâmbio de 6 meses se enquadra nos cursos de longa duração, que podem ser realizados também em 9 ou 12 meses.

É um período longo o suficiente para viver uma verdadeira imersão em outra cultura e aprender de fato a língua, ao invés de somente repeti-la.

Se você está pensando em reservar um semestre para essa aventura, temos razões bem convincentes para prosseguir com o plano:

Quanto mais tempo, melhor

No mundo do intercâmbio, a regra de ouro é: quanto mais tempo você fica, mais aprende e aproveita a experiência.

Isso porque as possibilidades de explorar um novo país não se esgotam tão cedo, então vale a pena investir o quanto puder para estender sua permanência fora.

É claro que a decisão de passar um semestre longe de casa – em alguns casos, do outro lado do mundo – exige planejamento prévio, mas os resultados compensam qualquer esforço.

Aprendizado máximo do idioma

Nos dois anos seguidos em que foi realizada a Pesquisa Selo Belta, uma iniciativa da Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio, os cursos de idiomas permaneceram invictos como a principal escolha dos brasileiros para estudar fora.

Para além do inglês, idiomas como alemão, francês, italiano e mandarim ganharam espaço na preferência dos estudantes, que não se contentam mais com apenas uma segunda língua.

No intercâmbio de 6 meses, é possível avançar vários níveis no aprendizado do idioma, graças ao contato diário com as expressões e fonética.

Levando em conta que cada estágio de um curso tem uma média de 6 semanas de duração, um semestre é suficiente para um aluno do nível básico chegar ao avançado.

Se for um aluno intermediário, poderá voltar para casa com fluência total no idioma.

Amizades para a vida toda

Não é exagero dizer que o intercâmbio de 6 meses traz amigos para a vida toda.

Basta pensar na intensidade da experiência: vários estudantes de diferentes nacionalidades se encontram na mesma cidade desconhecida, ansiosos para aprender juntos e fazer amizades para curtir a viagem.

De fato, todos voltam para casa com muitos contatos internacionais na bagagem e novos companheiros de viagens.

Experiência sólida no currículo

Definitivamente, um intercâmbio de 6 meses pesa mais no currículo do que um curso rápido.

Não só pelas aulas no exterior, mas por toda a experiência acumulada na missão de se adaptar a uma nova cultura em um local distante.

Em termos profissionais, a vivência internacional é encarada como sinal de maturidade, responsabilidade e alto desempenho.

Abrangência de atividades

Em um semestre, é possível conciliar várias atividades com os estudos de idiomas.

Agências especializadas em viagens educacionais oferecem programas que combinam cursos com esportes, música e atividades culturais, além de permitirem o direcionamento do aprendizado de acordo com a área de interesse.

Assim, você faz de tudo um pouco e vivencia todas as dimensões da experiência.

Quanto custa o intercâmbio de 6 meses?

Quando o assunto é intercâmbio, persiste a ideia de que custa caro embarcar nessa viagem.

Na verdade, a indústria do turismo educacional é muito ampla, e os programas estão cada vez mais flexíveis e acessíveis.

Sempre há uma opção que cabe no bolso, com o diferencial de se tratar de um investimento, e não um gasto.

Isso significa que todo o dinheiro investido em um intercâmbio retorna para você na forma de desenvolvimento pessoal e profissional.

Ou seja, você não está gastando com um luxo, mas garantindo seu futuro e ampliando suas oportunidades.

É por isso que o custo-benefício do intercâmbio de 6 meses é bastante satisfatório, levando em conta o valor da experiência e o período.

Para você ter uma ideia, na EF, é possível adquirir um programa de 6 meses a partir de US$ 83 ao dia.

A escola oferece cursos de curta e longa duração, que podem ser personalizados conforme seus objetivos.

Há opções de cursos de idiomas extensivos e intensivos em 52 destinos do mundo todo, que variam de 20 a 32 aulas por semana com horários flexíveis.

Além disso, ainda é possível escolher áreas de interesse específico (SPINS), que direcionam o aprendizado para áreas de interesse como cultura, arte e preparação acadêmica.

Somando os cursos de alto nível, passagens, acomodações, alimentação e atividades extras oferecidas, os programas da EF são soluções completas por um preço único, que já inclui os descontos negociados pela empresa com parceiros.

Colocando na ponta do lápis, vale a pena pelo preço e pelo valor.


Onde fazer intercâmbio de 6 meses?

Quando chega o momento de escolher o destino do intercâmbio de 6 meses, é melhor contar com a ajuda de profissionais.

Certamente, você tem alguns lugares em vista que sempre sonhou em conhecer, mas é preciso levar outros critérios em consideração para fazer essa viagem.

As cidades variam em qualidade de vida, identidade cultural, clima, infraestrutura e opções de cursos e atividades para os intercambistas.

Para descobrir qual o seu destino ideal, você pode contratar uma agência como a EF, que saberá indicar o lugar perfeito de acordo com seu perfil e objetivos.

De acordo com o mapa de estudantes internacionais da UNESCO, os brasileiros preferem estudar nos EUA, Portugal, Argentina, Austrália, Reino Unido, França e Canadá.

Seja qual for a escolha, seu aprendizado estará garantido com a metodologia da EF, que combina aulas presenciais, ferramentas online e imersão cultural.

Para ter um semestre inesquecível e retornar como cidadão global, experimente realizar seu sonho com a gente.

Preparado para embarcar?