Tudo sobre intercâmbio, viagens, cultura e idiomas pela EF Education First.
Menu

10 dicas para se sentir em casa no exterior

10 dicas para se sentir em casa no exterior

Para ter uma experiência incrível no exterior seja estudando, morando ou trabalhando, não basta apenas aprender o idioma e viver como um local, é preciso morar em um lugar onde você se sinta bem. Além de conforto, seu quarto tem que ter uma decoração que seja a sua cara. Mas não se preocupe, você não precisa ser expert em design de interiores ou gastar suas economias, dá para criar um ambiente acolhedor com dicas simples e baratas. Confira 10 dicas para se sentir em casa no exterior!

1. Crie seu próprio espaço

A primeira regra para se sentir em casa, é transformar sua residência temporária em um lugar que você queira ficar a maior parte do tempo. Se você só consegue relaxar ou estudar fora de casa, isso é sinal de que não se sente bem em seu próprio quarto ou apartamento. É possível reorganizar os móveis e criar uma área de estudos e com umas almofadas, dá para fazer um canto de leitura bem aconchegante. Se você gosta de ioga ou de flexões, já sabe o que tem a fazer…

2. Cuide da decoração pessoalmente

Uma casa não se torna um lugar acolhedor só porque as cortinas combinam perfeitamente com os lençóis e com as velas perfumadas. O mais importante são os objetos de valor sentimental que demonstram a personalidade e as paixões de quem mora lá. Geralmente menos é mais. Um item de decoração legal ou uma simples imagem já dão um toque especial e podem até servir de inspiração para conversas com seus amigos (veja dica número 9). E o melhor é que você pode levá-los de recordação. Acesse o Pinterest ou visite outras casas para ter umas ideias incríveis.

3. Não se esqueça das fotos

Às vezes você não tem tempo suficiente ou permissão para decorar o lugar como gostaria (no caso de Airbnbs e hotéis, por exemplo). Mas mesmo assim é possível dar um toque especial espalhando fotos de amigos e familiares por todos os cantos.

4. Cultive uma planta

Nada deixa um ambiente mais acolhedor do que uma planta. Você pode até dar um nome à ela. Agora se você não quer se preocupar em regá-la, basta ter flores frescas ou um arranjo artificial.

5. Não deixe as malas à vista

Toda vez que você olhar para suas malas, vai lembrar que está ali de passagem. Para se sentir em casa, desfaça suas malas e guarde-as em um local apropriado.

6. Mantenha tudo limpo

Mesmo que você não tenha mania de limpeza, é muito importante manter sua casa limpa e organizada. Depois de passar o dia inteiro fora, nada melhor do que encontrar tudo impecável e a cama arrumada como se estivesse em um hotel.

7. Ouça música

Seja com alto-falante ou fone de ouvido, ouvir sua playlist favorita (em um volume que não incomode seus vizinhos), é a melhor coisa para você se sentir em casa, independente de onde esteja.

8. Deixe o ambiente cheiroso

Que tal deixar o ambiente com seu cheiro preferido? Você pode comprar velas perfumadas, incensos e até um purificador de ar, desde que seus colegas de quarto não se oponham. Deixar a casa com um cheiro familiar é uma ótima maneira de se sentir em casa.

9. Convide seus amigos

Quem mora no exterior também tem que ter vida social. E a melhor forma de fazer amizades é convidar as pessoas para irem à sua casa. Você se esforçou muito para deixar tudo do seu jeito, então é hora de mostrar o resultado. E por falar em se exibir para todo mundo, envie fotos, vídeos e faça chamadas de vídeo com seus amigos e familiares distantes, para que eles possam acompanhar sua vida mais de perto. (Estas ocasiões são perfeitas para deixar sua casa limpa e arrumada como os anúncios de imobiliária)

10. Saia e descubra seu refúgio

Chegou a hora de ir além. Explore seu bairro e encontre um lugar onde se sinta à vontade. Pode ser no café, academia, cinema, restaurante ou parque. Assim você terá sempre um refúgio toda vez que precisar mudar de ambiente ou sentir saudades de casa.

Faça um intercâmbio com a EF!Intercâmbio no exterior

Compartilhe esse artigo

Artigos recentes de Viagem