EF Academy Blog
Histórias de nossos high schools internacionais
MenuCarreiras na EF

Foi isso que eu amei sobre as matérias do IB

Foi isso que eu amei sobre as matérias do IB

Me formei na EF Academy Oxford em 2018. Enquanto estava lá, estudei o programa de diploma IB. Nem sempre foi fácil, mas acredito que o que fez a maior diferença nas minhas notas de IB foi algo muito simples – eu amei a maioria das minhas matérias.

Esta é a minha experiência com as minhas três matérias favoritas (de seis no total) e algumas obrigatórias, elas fizeram muita diferença para mim.

  1. História

História foi sem dúvida o minha matéria favorita! O professor foi incrível e o conteúdo foi fascinante. Estudei as duas guerras mundiais, a Guerra Fria, os direitos civis nos EUA e a segregação na África do Sul. Isso teria sido tudo se eu tivesse estudado a história como uma matéria no nível padrão, mas, como o fiz em o avançado, também aprendi sobre a Rússia Imperial (a matéria mais interessante que estudei!). A História no IB não se concentra inteiramente em fatos e detalhes, mas também em discussões sobre causas, consequências e efeitos – por exemplo: por que a Primeira Guerra Mundial começou?

  1. Economia

A economia no IB foi tão interessante que estou pensando em me especializar na universidade. É muito exigente, mas ensina muito sobre como o mundo funciona e permite que você crie sua própria opinião sobre como o mundo deveria ser. De fato, depois de dois anos de economia no IB, eu mudei para o outro lado do espectro político.

Uma coisa a se pensar antes de escolher a Economia de nível avançado é que a Economia de nível padrão só tem exames teóricos, enquanto a Economia de nível avançado também tem um exame de matemática. A matemática foi realmente difícil para mim, pois fiz o nível padrão de matemática no IB, porém acabei obtendo um 6 no exame final de economia baseada em matemática, pois recebi muita ajuda dos professores. Foi uma ótima experiência e me ajudou a identificar habilidades importantes em mim.

  1. Matemática

A matemática rapidamente se tornou uma das minhas matérias favoritas, muito devido aos professores que tive. Como nem sempre entendo a lógica por trás da matemática, decidi criar “receitas” para todo tipo de problema que pudesse aparecer no exame. Essas receitas foram soluções que facilitaram a revisão com trabalhos anteriores antes do exame.

Rebekka

  1. Monografia

A monografia é um trabalho obrigatório de 4000 palavras. Você escolhe o assunto para escrever e, em seguida, pode escolher o tópico e a pergunta da pesquisa, mas tem ajuda dos professores para decidir o que seria melhor para você. Eu escolhi escrever um artigo de história, e meu tópico foi a “Sabotagem da Água durante a Segunda Guerra Mundial”. Escolhi esse tópico porque era sobre a Noruega nos últimos tempos que o tornou mais pessoal (sou norueguêsa) e segui o conselho do meu professor de “este projeto será seu bebê pelos próximos meses”. Me importei muito com o assunto e acabei escrevendo um artigo que me deu um A (woohoo)!

  1. Teoria do Conhecimento (TOK)

A teoria do conhecimento (TOK) tem tudo a ver com reflexão. Todos têm que abordar esse assunto e são avaliados com base em uma apresentação e um trabalho. Você tem dois anos para fazer essas duas coisas. Os pontos que você recebe do TOK são combinados com a nota da monografia, e você pode obter no máximo três pontos. Desde que recebi um A na monografia e um B no TOK, consegui três pontos, o que realmente aumentou minha pontuação geral no IB – então leve a sério!

  1. Criatividade, Atividade, Serviço (CAS)

Criatividade, Atividade, Serviço (ou CAS) é um assunto que você não vai ganhar uma nota, mas precisa ser aprovado. Este assunto é sobre a experiência. Para passar, você precisa realizar atividades que envolvam criatividade, atividade e serviço. Você deve escrever pequenas reflexões sobre essas atividades, enviar fotos e documentar o que está fazendo para cumprir a esses requisitos. Felizmente, existem muitos clubes na EF Academy, portanto, ao se envolver neles, você pode usá-los para ser aprovado no CAS.