Tudo sobre intercâmbio, viagens, cultura e idiomas pela EF Education First.
Menu

Por que aprender russo

Por que aprender russo

O que vem à mente quando você pensa na Rússia? Clima frio, gorros peludos e uma língua extremamente complexa? O clima pode até ser frio, e, por isso, os gorros são certamente necessários, mas aprender a língua russa é mais fácil do que parece – e imensamente útil no mundo de hoje. Desde poder pedir a melhor panqueca em um restaurante russo até se beneficiar do impacto do crescimento socioeconômico do país, há várias maneiras de se beneficiar desta língua.

1. Poucos russos falam Inglês

Você não poderá usar muito das suas habilidades em Inglês no país, , mas garanto que isso vai valer a pena. Desvendar a cultura autêntica de qualquer destino estrangeiro pode ser desafiante, mas é muito mais fácil encontrar seu porto seguro nos lugares que você conhece o idioma.

Na Rússia, este não é apenas um gesto educado, mas uma completa obrigação. Apenas 5% dos russos falam Inglês e em geral, a proficiência da
língua Inglesa na Rússia ainda é avaliada como baixa no English Proficiency Index(EF EPI). Mesmo se o seu objetivo é apenas explorar os pontos turísticos mais famosos, você ainda precisará compreender o básico da língua para navegar neste vasto país e suas sinuosas paisagens, tendo em vista que os russos utilizam o alfabeto cirílico em suas placas rodoviárias.

2. Nunca vão faltar pessoas para conhecer e lugares para explorar

Está cansado de só sonhar com suas futuras viagens? Você escolheu o lugar certo! A Rússia é o maior país do mundo, abrangendo nove fusos horários e cobrindo 1/8 de toda a superfície terrestre. É o lar de uma das mais longas ferrovias do mundo, conhecida como Expresso Transiberiano, que vai te permitir explorar cidades colossais, como São Petersburgo e Moscou, assim como maravilhas naturais de tirar o fôlego, como os Pilares vulcânicos de Zapovednik, os Montes Urais e o Lago Baikal. E com mais de 144 milhões de pessoas morando nessas vastas planícies, todo mundo pode encontrar um possível um parceiro de idiomas.

Se você conseguir marcar todos os pontos no seu mapa de viajante russo (o que não é uma tarefa fácil), você ficará contente em saber que há muitos lugares em que você pode usar suas habilidades ao aprender russo. O idioma é a oitava língua mais falada do mundo, sendo a língua franca em muitos países ex-soviéticos e outros. Entretanto, é estimado que o Russo seja falado por mais de 200 milhões de pessoas em 16 países. Apaixonados por viagem não tem desculpa para explorar ou fugir da prática desse idioma.

3. A Rússia está transbordando de oportunidades

A Rússia é um país-chave no cenário mundial. Como uma língua oficial na Organização das Nações Unidas, a Rússia é a rainha do tabuleiro global econômico. Possuindo em torno de um quarto das reservas de gás natural conhecidas pelo mundo, uma enorme economia baseada no comércio e relações influentes com outros países-chave, a Rússia é certamente uma força poderosa e uma das maneiras mais fáceis de entender seu funcionamento é aprender o russo.

Na escola, muitos de nós temos a chance de aprender línguas europeias populares, como Espanhol, Francês, ou até mesmo Alemão. Mas quantos de nós pensam em aprender russo? Nós não estamos dizendo que você vai ser convocado pela ONU apenas por saber como se fala “Sputnik”, mas as oportunidades econômicas da Rússia são abundantes e a sua carreira pode decolar se você aprender a língua em um nível profissional.

4. Aprofunde a sua compreensão da história e da cultura diversa russa

Com uma história que abrange 1156 anos, a Rússia é um tesouro para os historiadores e amantes da cultura. Existem 29 patrimônios mundiais da UNESCO apenas nesse país, incluindo o lago mais velho e profundo do mundo, o Baikal, assim como locais culturais datando do século VI, como as antigas fortalezas de Derbent. Apenas ao caminhar em torno da Praça Vermelha de Moscou você saberá sobre muito do disputado estilo arquitetônico da Catedral de São Basílio até a natureza simbólica do Kremlin, a residência oficial dos czares russos.

Em São Petersburgo (a segunda maior cidade da Rússia depois de Moscou), você irá descobrir ‘A Veneza do norte’ e o vento através do vasto sistema de canais e mais de 400 pontes do tempo de Pedro, o Grande nos anos 1700. Aprender russo irá adicionar outras camadas importantes na sua compreensão da cultura e história russa.

5. Literatura, música e teatro russo

Uma das recompensas mais valiosas que o aprendizado do idioma russo te dará é o acesso a uma cultura abundante. Literatura, performances de teatro e a música são apenas o começo. Descubra a genialidade literária em sua língua original; entenda a verdadeira filosofia e a profundidade psicológica de livros clássicos, como ‘Crime e Punição’ de Dostoyevsky, e leia a versão original da novela inovadora de Tolstoy, ‘Guerra e Paz’.

Aproveite para assistir a performances de icônicos dramaturgos russos entendendo perfeitamente a legenda em ‘A Gaivota’, de Chekhov e rindo na comédia teatral ‘Casamento’, de Gogol. Então, mergulhe no mundo de diversidade musical do país, desde as lendas da música clássica do século XVIII até a música pop e rock dos dias atuais na Rússia.

Quer saber mais sobre um intercâmbio na Rússia?Veja aqui

Compartilhe esse artigo

Artigos recentes de Idiomas