4 dicas para se preparar para o TOEFL

Fazer o TOEFL é quase sempre uma experiência estressante:
– Para passar no teste, você deve atingir uma determinada pontuação;
– Você gasta um bom dinheiro para fazer o teste;
– Você tem que se preparar por meses;
– A sala em que você estiver fazendo a prova pode estar muito lotada e/ou barulhenta;
– E talvez você não tenha dormido muito bem na noite anterior.

E o que você pode fazer a respeito disso? Nada. Mas se você fizer tudo direitinho e com tempo de folga, a sua experiência vai ser com certeza menos estressante.
Separamos 4 dicas excelentes para você se preparar para o TOEFL:

Estude tomando notas:

Durante o TOEFL, você só pode ouvir o áudio uma vez só. Neste caso, uma boa prática é tomar notas dos áudios que você escuta para o seu entendimento se tornar mais eficaz. Experimente fazer suas anotações em inglês, ou melhor ainda, em inglês e português. O objetivo principal deste exercício é aprender a ser ágil na hora de reproduzir na escrita o que você está escutando em tempo real, por isso, treine nas duas línguas para se aprofundar cada vez mais.
Experimente diferentes tipos de áudio e níveis de complexidade, em seguida, ouça de novo e veja se suas notas estão precisas. Se você for capaz de realizar esta atividade com segurança e confiança, com certeza será um fator decisivo para ser aprovado em seu teste do TOEFL.

Leia todos os dias:

Para qualquer idioma é recomendado que você amplie cada vez mais o seu vocabulário através da leitura. Quanto mais você lê, mais conceitos e vocabulário novos se aprende. Você nunca sabe quais as questões que vão ser abordadas no TOEFL, por isso é melhor chegar preparado para fazer a prova. Leia sites de notícias diáriamente, leia contos, livros, HQs e qualquer conteúdo que te interesse.

Ouça podcasts:

Há muitas rádios em Inglês na Internet! Para todos os gostos: BBC, NPR, comédia, humor, notícias… Ouça e preste atenção nos nativos de inglês que falam na velocidade natural, isso fará você desenvolver sua habilidade de entendimento. Compreender um audio é mais difícil que compreender um vídeo, por isso, treine bastante esta parte para chegar a um nível mais alto de entendimento. Fazendo isso todos os dias, sua compreensão oral será muito forte.

Escreva:

Esta é uma parte importantíssima do exame do TOEFL – escrita. Para se preparar para o toefl, ta aí uma dica bacana: enquanto ouve alguma música, tente transcrevê-la ao mesmo tempo. Outra maneira de treinar é escrever o que passou em seu dia. Trate isso como se fosse um diário, escreva bastante todos os dias para treinar sua gramática e rapidez em buscar as melhorar palavras a serem usadas. Não tenha medo de errar! É errando que a gente cria agilidade e aumenta o conhecimento.

Compartilhe esse artigo