Insights sobre o aprendizado de idiomas nas empresas

Futuro da Aprendizagem

2020 foi um ano revolucionário, especialmente para o futuro da aprendizagem. A digitalização das ações de T&D, a princípio forçada, desencadeou uma mudança perene, que reformula profundamente a forma como o desenvolvimento ocorrerá a partir de agora. 

Diante de transformações tão aceleradas no futuro da aprendizagem, o que podemos esperar quando pensamos na capacitação de nossas organizações e profissionais a partir de agora? 

Neste artigo, compartilho 5 tendências que acredito que farão parte do novo contexto de T&D e como elas podem ajudar empresas a construírem uma cultura de aprendizagem realmente forte e sustentável. 

5 tendências para o futuro da aprendizagem

À luz das tantas mudanças que a pandemia desencadeou, a aprendizagem foi profundamente impactada. De um dia para o outro, com os treinamentos presenciais congelados, profissionais de RH e T&D se viram diante de um impasse:

O que fazer para dar continuidade ao desenvolvimento em um momento crucial para o futuro dos negócios? O que podemos esperar para 2021 e adiante? 

É certo que esse momento acelerou algumas mudanças necessárias para o futuro da aprendizagem. Aqui estão 5 tendências elencadas pela Forbes e que, a meu ver, fazem todo o sentido:

1- Requalificação rápida

A pandemia removeu o luxo do tempo e, com o novo conhecimento sendo criado mais rápido do que nunca, passar meses criando experiências de aprendizagem com prazo de validade curto não faz mais sentido. 

Assim, a nova ordem da aprendizagem é a agilidade. As metodologias de aprendizado ágeis que se concentram em velocidade, flexibilidade e colaboração são o futuro de T&D. 

Essa abordagem permitirá que os líderes gerenciem melhor as lacunas de habilidades, garantindo que as pessoas sejam rapidamente requalificadas para o benefício do desempenho profissional.

2- Desempenho x habilidades

A aprendizagem assume cada vez mais um lugar estratégico na ponta da mesa. Agora, a missão é demonstrar um impacto tangível nos resultados financeiros. 

Por isso, uma tendência crescente é que o design de aprendizagem seja cada vez mais examinado por sua capacidade de impulsionar o desempenho dos negócios.

A missão tradicional de desenvolvimento de habilidades é substituída por uma lente mais ampla, com foco no desempenho geral das organizações e profissionais. 

3- O aprendizado corporativo será uma coisa cotidiana

À medida que líderes percebem a importância de integrar a aprendizagem ao trabalho diário das pessoas haverá um aumento significativo na aprendizagem “no fluxo de trabalho”. 

Isso marca o início de uma cultura de aprendizagem contínua, na qual as ações de T&D se tornam atividades diárias onde as pessoas estão ativamente engajadas na busca de conhecimentos para um melhor desempenho no trabalho.

4- Blended learning

Se, há algum tempo atrás, a maioria dos profissionais de RH dirigia a maior parte de seus orçamentos de treinamento e desenvolvimento para treinamentos presenciais, hoje, esse cenário foi radicalmente invertido. 

Quando a primeira onda de Covid chegou, algumas equipes de T&D entraram em modo reativo, lutando para fazer a transição do aprendizado em sala de aula para um modelo digital. 

O blended learning surge para trazer o que há de melhor nos dois formatos, criando uma estratégia de aprendizagem que mescle as duas práticas e, enfim, enriqueça toda a experiência dos colaboradores. 

5- Aprendizagem projetada por dados

Uma das maiores tendências para o futuro da aprendizagem é a adoção predominante de dados nos projetos de T&D. Muitas empresas já fazem isso há algum tempo, mas isso se tornará uma abordagem cada vez mais exigida.

Como benefício disso, líderes empresariais terão autonomia para fazer as perguntas certas no momento certo, a fim de entender o que é mais importante de acordo com os objetivos da empresa e projetar soluções de aprendizagem realmente eficazes.

Além disso, o aprendizado cada vez mais caminha para a construção de uma cultura de aprendizado contínuo.

Prepare sua organização para o futuro

O atual contexto nos coloca à frente de uma urgência: é preciso responder ao desafio de desenvolver habilidades que tornem nossas organizações mais sustentáveis e preparadas para o que quer que venha a seguir.

Na Crescimentum, sempre acreditamos no poder do digital como forma de aprendizado e hoje, mais do que nunca, estamos certos de que este é um meio essencial para continuarmos nos desenvolvendo e nos preparando para um futuro desafiador e incerto. 

No entanto, é imprescindível não abrir mais das trocas humanizadas, que fazem total diferença para uma aprendizagem mais eficaz e acessível.

A Crescimentum é uma consultoria especializada em Educação Corporativa, Digital Learning, Programas de Desenvolvimento de Líderes, Gestão de Cultura Organizacional e Coaching Executivo. Além disso, possuímos cursos abertos nas áreas de Liderança, RH, Cultura Organizacional, Coaching e Facilitação, Eficiência Profissional.

Como parte do Cegos Group, líder internacional em T&D e referência em Digital Learning, desenvolvemos soluções customizadas de transformação comportamental, de acordo com as necessidades de cada organização. 

Inclusive, recentemente publicamos um ebook gratuito em parceria com o grupo, que aborda 4 tendências internacionais de T&D elencadas por líderes de RH de diferentes segmentos!

Você pode acessar a pesquisa Transformação, Habilidades e Aprendizagem clicando aqui! Tenho certeza de que será um material útil a você.

Para saber mais sobre o Futuro da Aprendizagem, faça o donwload do relatório global.

Compartilhe esse artigo