Insights sobre o aprendizado de idiomas nas empresas

Desenvolvimento de liderança: O segredo para desenvolver líderes de sucesso

O que é preciso para ser um líder de sucesso no mundo de negócios de hoje: volátil, incerto, complexo e ambíguo? Esta é uma questão crucial que as empresas em todo o mundo estão se perguntando principalmente em uma realidade digital completamente nova.

Os desafios enfrentados atualmente pela alta gestão são imensos e muito diferentes do passado. Espera-se líderes ágeis, resilientes, flexíveis e que possam alcançar os seus resultados sob pressão e adversidade. Infelizmente, a marioria não possui as habilidades necessárias.

Ao mesmo tempo, a pressão para que as empresas desenvolvam esse tipo de líderes nunca foi tão expressiva, mas o que você pode fazer para ajudar a desenvolver seus líderes agora?

Aqui estão algumas recomendações chave para começar o desenvolvimento de liderança da sua empresa:

  • Comece desde o primeiro dia
    A jornada de desenvolvimento de habilidades como influência, negociação e comunicação começa desde o primeiro dia do profissional na empresa. Embora, muitas vezes, esse investimento não acontece durante toda a sua carreira.
    As organizações precisam encontrar formas de integrar o desenvolvimento interpessoal com os programas de treinamento desde o onboarding.

 

  • Promova uma consciência digital
    Todos os níveis de lideranças nas organizações precisam estar familiarizados as novas tecnologias que impactam o seu negócio. O que não quer dizer, que eles não precisem dominar essas novas tecnologias.
    É essencial ajudar os profissionais a avaliar o impacto da transformação digital em seus negócios e reconhecer essa habilidade, tornando-a uma competência essencial e reconhecendo-a em avaliações de desempenho.

 

  • Estimule uma atitude positiva
    Uma atitude positiva é capaz de ver desafios e oportunidades, em vez de problemas e questões. Esta é uma característica que as empresas devem procurar ativamente em seus funcionários.
    Profissionais que possuem a habilidade de aprender rapidamente e conseguem mudar a direção das suas estratégias ajudarão sua organização a responder mais rápido as demandas do mercado e dos clientes. Isto é particularmente importante quando se trata da capacidade de se adaptar às novas tecnologias.

 

  • Respeite as características induviduais
    Uma única solução de capacitaçação para todos não funciona. O desenvolvimento estratégico precisa ser adaptado à idade, gênero, nível e região.
    Por exemplo, um gerente mais jovem pode precisar se concentrar em desenvolver as habilidades relacionais que o ajudarão a trabalhar e a criar equipes de alto desempenho. Considerando que um gerente mais experiente pode precisar se concentrar em visão de negócios, habilidades de liderança de alto nível e desenvolvimento de uma perspectiva estratégica.

 

  • Aplique o “Learning by doing”
    É preciso fazer mais para fazer com que os profissionais reconheçam o valor do aprendizado no ambiente de trabalho. Algumas formas eficientes de garantir que as pessoas desenvolvam novas habilidades enquanto realizam as suas atividades, podem incluir, que alinhamento ao plano de crescimento, reconhecimento, coaching e mentoria. Essas são boas maneiras práticas de garantir o desenvolvimento dos funcionários enquanto obtêm o feedback sobre a evolução e aprendizado.

 

  • Tolere as falhas
    O fracasso é tão importante quanto o sucesso na formação de pessoas como líderes de sucesso. Isso ajuda a construir a confiança e a auto-estima. Os profissionais precisam saber que não haverá uma conseqüência prejudicial para a carreira se eles errarem.
    Além disso, as organizações precisam se perguntar se estão criando culturas que são tolerantes ao erro e ajudam os funcionários a entenderem melhor o que é um nível aceitável de risco e lições aprendidas.

 

  • Desenvolva um Programa de treinamento de idiomas estratégico
    Programas de treinamento em idiomas corporativos, especialmente em Inglês – a linguagem dos negócios – diminuirão as desafios no processo de desenvolvimento de seus talentos. Isso reduzirá mal-entendidos ou conflitos de relacionamento que podem atrasar a produtividade, a colaboração e a inovação em times multiculturais.
    As habilidades de comunicação bem como a compreensão intercultural, devem ser tratadas como uma prioridade para evitar a falta de comunicação e impedir que mensagens importantes vindas da liderança chegarão a todos os funcionários.

Para saber mais sobre o desenvolvimento de liderança para o século XXI e como isso pode afetar o seu negócio, faça o download do nossa pesquisa mais recente.

Você está desenvolvendo líderes de sucesso?Descubra mais

Compartilhe esse artigo