Insights sobre o aprendizado de idiomas nas empresas

Como evitar conflitos em equipes globais?

Se você gerencia uma equipe global, sabe que a colaboração e o compartilhamento entre membros da equipe com diversas origens e diferenças culturais geralmente estimulam a inovação e o crescimento. Você também observará que essas equipes internacionais vêm com seu próprio conjunto de desafios e conflitos disfuncionais no local de trabalho, seja ele online ou offline. É por isso que os lideres precisam estar cientes dos fatores que criam esses conflitos nas equipes remotas e entender a melhor maneira de gerenciá-los.

Como surgem os conflitos em times globais?

Um desequilíbrio de poder percebido é um dos fatores mais comuns que podem levar ao conflito. Isso pode acontecer em qualquer equipe, mas é perpetuado em equipes globalmente dispersas que estão se comunicando virtualmente. Os gerentes devem garantir que todos sejam claros, não apenas em seu próprio papel dentro da equipe, mas também em seus colegas. Confusão sobre quem deve fazer o que pode causar atrito quando os membros da equipe competem pelo controle.

Da mesma forma, os gerentes devem se certificar de que todos entendam os objetivos gerais da equipe. Isso mantém todos alinhados e trabalhando para os mesmos objetivos, incentivando o espírito de equipe.

A falta de conexão pessoal também pode exacerbar conflitos em equipes remotas. É difícil conhecer alguém que você raramente vê pessoalmente e isso pode fazer com que os membros da equipe internacional não se sintam como se fizessem parte de uma mesma equipe.

A melhor maneira de neutralizar isso é organizar encontros mais regulares. Isso pode nem sempre ser fácil, mas os gerentes devem procurar ter uma reunião com toda a equipe, pessoalmente, pelo menos uma vez por ano.

Durante as reuniões remotas, é útil incentivar pequenas conversas sobre planos de fim de semana ou férias, para que os membros da equipe possam se conhecer em um nível mais pessoal.
E entre as reuniões você pode utilizar um serviço de mensagens em grupo para incentivar a comunicação regular e informal.

Juntas, essas ações podem criar amizades e reduzir a probabilidade de futuros conflitos.

Finalmente, as habilidades de comunicação dentro de uma equipe global tendem a variar amplamente e o mal-entendido pode criar conflitos desnecessários. A maioria das equipes globais escolhe se comunicar em um idioma comum, que geralmente é o Inglês. Mas os membros com maior proficiência tendem a dominar a conversa, o que pode resultar em uma equipe dividida e com baixa colaboração.

Neste caso, os gestores devem garantir que estão cientes das diferenças de capacidade e agir de acordo. É útil incentivar as pessoas com mais habilidades no idioma a falarem devagar e verificar periodicamente se todos entenderam o que foi dito. Igualmente, devem encorajar os menos confiantes a contribuir para evitar que se isolem da conversa.

Gerenciar com sucesso uma equipe global pode ser uma experiência desafiadora, mas o mais importante é fazer com que equipes globais trabalhem como equipes locais. Isso significa verificar regularmente o status de todos os membros do time, certificando-se de que eles estão satisfeitos com o papel desempenhado, concentrando-se na formação de equipes e garantindo que todos estejam apoiando uns aos outros.

Superando os desafios do seu time globalSaiba mais

Compartilhe esse artigo