Insights sobre o aprendizado de idiomas nas empresas

A história da Bayer: Construindo consciência intercultural através do treinamento de idiomas

É interessante pensar em como o significado de uma frase pode mudar completamente de um idioma para outro. Imagine isto: Você recentemente se mudou para o Reino Unido e, enquanto conversa com uma colega no escritório, ela usa a expressão “to take the eyes of the ball” (para tirar os olhos da bola). Você rapidamente traduz a frase em sua cabeça, mas não consegue compreender o que significa.

Todo idioma tem phrasal verbs e expressões comuns que requerem uma compreensão mais profunda da cultura para fazer sentido.

Tivemos a oportunidade de conversar com Stefanie Hedwig, especialista em Aprendizagem e Desenvolvimento na Bayer AG, que falou sobre a importância de oferecer treinamento em alemão a seus funcionários como uma forma de facilitar a transição quando se mudam para o país, construindo uma cultura mais inclusiva e melhorando a comunicação no ambiente de trabalho.

A Bayer AG é uma organização alemã de ciências da vida e uma das maiores empresas farmacêuticas do mundo, com presença em mais de 87 países.

Pela escala de sua operação global a competência linguística é crucial para garantir a colaboração entre fronteiras e os funcionários devem ser apoiados em suas transições de um país para outro.

Uma necessidade por digitalização

O treinamento de idiomas tem sido por muito tempo importante para a Bayer AG. Agora, com a tecnologia expandindo rapidamente, eles querem que suas ofertas de treinamento também permaneçam à frente da curva e atendam às necessidades de seus funcionários.

“Com um maior foco na digitalização nos últimos anos, era hora de dar uma nova aparência aos nossos programas de treinamento e oferecer um portfólio maior e mais diversificado para que nossos funcionários pudessem tirar proveito. Foi assim que colocamos em prática o treinamento EF Online German, para apoiar os funcionários que estão se juntando a nós, aqui na Alemanha, ou aqueles que procuram continuar desenvolvendo suas habilidades alemãs existentes. Acreditamos em fornecer ao nosso pessoal as ferramentas necessárias para ajudá-los a navegar em suas vidas no exterior da melhor maneira possível “, compartilha Stefanie.

Atualmente a Bayer AG oferece a seus funcionários uma série de cursos de idiomas EF, incluindo inglês e alemão. “É ótimo trabalhar com um fornecedor de treinamento capaz de oferecer vários idiomas ao mesmo tempo e que pode se adaptar às nossas necessidades de treinamento”. As plataformas são facilmente acessadas pelos funcionários através de um único login, reduzindo o trabalho administrativo e outras barreiras ao estudo. “Gostamos particularmente do aspecto e da sensação da plataforma EF, das diferentes ofertas de treinamento e do fato de que os alunos têm um caminho a seguir e sabem o que esperar em seguida. Eu mesma passei por todas as aulas de alemão na escola e particularmente gostei”, acrescentou ela.

Consciência intercultural no centro de tudo

Além de proporcionar um programa que pode enfrentar as incertezas de hoje, a consciência intercultural está no centro dos projetos de treinamento de idiomas da Bayer, já que a empresa quer que seus funcionários vivenciem uma transição suave para o lugar que eles agora chamam de lar.

“Recebemos muitos expatriados em nossa sede na Alemanha. Então, para nós, é crucial apoiá-los e também suas famílias para que se estabeleçam pessoal e profissionalmente para começar da melhor maneira possível. É importante fazer com que nossos funcionários se sintam bem-vindos. De onde quer que venham, queremos que se sintam em casa. Aprender o idioma ao mesmo tempo em que se compreende a cultura é fundamental“, acrescentou Stefanie.

Com a intenção de treinar os funcionários onde isso é mais importante, a EF Online German, além de aulas de idioma em geral, oferece aos alunos da Bayer aulas de interesses especiais envolventes que focam nos interesses centrais da organização:

  • Willkommen in Deutschland (Bem-vindo à Alemanha), que abrange o essencial da cultura alemã, incluindo dinâmicas de compreensão, educação, carreiras, festividades e tradições, entre outras.

 

  • Biowissenschaft (que se traduz em ciência da vida), relacionada à indústria farmacêutica e agrícola, abrangendo desde saúde, sustentabilidade e inovação até agricultura e produtos farmacêuticos, entre outros.

 

Focar nestes dois tópicos ajuda a construir um ambiente de trabalho mais inclusivo e diversificado, onde os funcionários podem se entender melhor, assim como a cultura e o idioma utilizados habitualmente.

“Estamos recebendo um feedback muito positivo de nossos funcionários. Eles apreciam ter o apoio, tempo e espaço para desenvolver suas habilidades linguísticas. A melhor parte é que não os forçamos a participar do programa, mas, em vez disso, os ajudamos a entender os benefícios para que possam tomar suas próprias decisões. Os alunos estão no comando de seu desenvolvimento”.

A equipe da EF e da Bayer trabalharam em conjunto para implantar o programa em toda a organização e estabelecer um plano para educar os funcionários sobre suas ofertas de idiomas e os benefícios oferecidos. “Recebemos um grande apoio da EF, o que foi muito importante para nós ao selecionar um fornecedor. A EF Online German é uma boa oportunidade para que nossos alunos tenham uma visão mais próxima da cultura alemã enquanto desenvolvem suas habilidades linguísticas e, por isso, estamos felizes em vê-los aproveitando”.

Um provedor, muitos idiomas Saiba Mais

Compartilhe esse artigo