GO Blog | EF Blog Brasil
Tudo sobre intercâmbio, viagens, cultura e idiomas pela EF Education First.
MenuPeça um Catálogo Grátis

Por que o nível de inglês em seu país é tão importante?

Por que o nível de inglês em seu país é tão importante?

As habilidades em inglês são importantes porque dão às pessoas acesso a uma gama mais ampla de informações, a uma rede internacional mais diversificada e a mais oportunidades de emprego do que nunca. Elas também são importantes em nível nacional porque podem nos dizer muito sobre o nível de inovação, competitividade e perspectivas futuras de um país.

No Índice de Proficiência em Inglês 2023 da EF Education First (EF EPI), compilamos dados de testes de 2,2 milhões de adultos e usamos esses dados para classificar as nações de acordo com suas habilidades em inglês.

Veja a seguir as principais conclusões do relatório deste ano:

  • O nível médio mundial de proficiência em inglês entre adultos, ponderado pela população, não mudou desde 2011. Embora o nível geral tenha permanecido o mesmo, os ganhos em um grupo são compensados por perdas em outro, à medida que as circunstâncias mudam e as prioridades se alteram

  • A proficiência em inglês está aumentando na força de trabalho - os adultos estão adquirindo proficiência no local de trabalho, seja por meio de esquemas de treinamento sancionados ou de desenvolvimento pessoal à parte.

  • A proficiência em inglês dos adultos do Leste Asiático vem diminuindo nos últimos quatro anos e, no Japão, há uma década inteira. Esse declínio se acelerou este ano, com o Japão e a China registrando mudanças significativas.

  • A América Latina como um todo teve uma erosão maior do que a média na proficiência em inglês dos jovens durante a pandemia, da qual ainda não se recuperou.

  • Apesar de continuar a dominar o topo do índice, a Europa está em uma pequena queda este ano, com vários países de proficiência alta e muito alta relatando pontuações ligeiramente mais baixas.

  • A proficiência em inglês no norte da África tem melhorado constantemente na última década, embora o ritmo de melhoria tenha diminuído desde 2021.

Os resultados deste ano também consolidaram algumas correlações esclarecedoras entre níveis de inglês e maior interconectividade, maior produtividade e níveis mais altos de inovação.

Em nível individual, os seguintes resultados também se destacaram:

  • A diferença entre os gêneros na proficiência em inglês aumentou novamente, com os homens melhorando, enquanto as mulheres tiveram um leve declínio.

  • A faixa etária mais jovem (18 a 20 anos) apresenta declínio na proficiência em inglês; no entanto, esse é um caso em que o que parece ser uma tendência mundial é, na verdade, apenas uma tendência em alguns países grandes. Na maioria dos lugares, a proficiência em inglês desse grupo permaneceu estável.

  • Para as pessoas, falar inglês abre portas. Pode levar a um acesso mais amplo às informações, a um salário mais alto, a oportunidades educacionais mais variadas e a uma maior independência do mercado de trabalho local.

  • Falar inglês permite que os indivíduos se envolvam com pessoas de fora de sua bolha, conhecendo seus estilos de vida e prioridades, as injustiças que sofrem e seus sonhos para o futuro.

Embora os resultados do EF EPI não contem toda a história, eles contam uma história importante: altos níveis de proficiência em inglês são parte integrante de um futuro próspero, conectado e saudável.

Eles também destacam a importância fundamental das habilidades que tornam os indivíduos, as empresas e as sociedades mais conectados internacionalmente e adaptáveis diante das mudanças tecnológicas cada vez mais rápidas.

Como aponta o relatório do EF EPI de 2023:

"O idioma é uma parte essencial do compartilhamento de perspectivas e da construção do entendimento. Isso é verdade para todos os idiomas, mas como o inglês é falado por pessoas do mundo todo, ele está em uma posição única para nos aproximar além das fronteiras. Mais pessoas merecem a oportunidade de fazer parte dessa conversa."

Para ver as classificações nacionais completas e a análise da relação entre as habilidades em inglês de seu país e sua economia, nível de inovação e conectividade, acesse o site oficial do estudo.

Quer contribuir no ranking brasileiro no EF EPI?Teste seu Inglês
Receba as últimas informações sobre viagens, idiomas e cultura no GO BlogQuero me inscrever

Teste seu inglês em minutos

Saiba mais