GO Blog | EF Blog Brasil
Tudo sobre intercâmbio, viagens, cultura e idiomas pela EF Education First.
MenuPeça um Catálogo Grátis

Palavra de intercambista: Toronto

Palavra de intercambista: Toronto

Mais uma entrevista com quem realmente viveu na pele a experiência do intercâmbio: Palavra de Intercambista em Toronto!
Conversamos hoje com a Mariana, que deixou o a frande Belo Horizonte para viver uma vida nova no Canadá.

A Mariana respondeu as nossas perguntas-chave do “Palavra de Intercambista” e dá até pra sentir como é viver em Toronto durante a leitura. Confira mais histórias sobre Toronto no blog dela.

Por que você escolheu Toronto para realizar seu intercâmbio?

Quando decidi fazer o intercâmbio, pensei em aproveitar ao máximo esse ano fora para vivenciar uma nova cultura, e foi neste pensamento que escolhi o Canadá. Para a escolha da cidade, eu procurava uma metrópole, que tivesse muita variedade de coisas pra fazer, de baladas a passeios turísticos, de restaurantes a opções culturais. Uma opção era Toronto e a outra era Vancouver, mas acabei escolhendo Toronto por ser uma cidade maior, mais multicultural, e com mais variedade em atrações. O frio foi o meu único medo antes de chegar, mas se era viver um ano diferente, eu estava pronta pra enfrentar também o inverno. Além disso, a proximidade com os Estados Unidos e a facilidade de poder viajar poucas horas e conhecer vários outros lugares também me chamou a atenção.

Quais foram as primeiras impressões mais marcantes?

Cheguei em Toronto no meio de Março, e ainda estava frio, foi a primeira vez que vi neve e foi muito marcante. Além disso, achei muito interessante a oportunidade de conhecer pessoas do mundo inteiro tanto na escola quanto no dia a dia, poder escutar diferentes sotaques, diferentes línguas e aprender sobre a cultura de vários países num mesmo lugar. Outra coisa muito marcante foi a organização da cidade e a facilidade de locomoção pelo transporte público, que não é uma coisa muito comum no Brasil, principalmente em Belo Horizonte, que era onde eu morava.

Em qual momento percebeu que estava falando inglês de forma mais natural?

No começo, tinha dores de cabeça e me sentia super cansada depois de passar muito tempo falando inglês. Depois de uns três meses mais ou menos morando no Canadá, e convivendo com estrangeiros a maior parte do tempo, comecei a perceber que esse cansaço havia diminuído consideravelmente, e que eu não estava mais traduzindo tudo na minha cabeça antes de falar. A partir daí tudo ficou mais fácil e percebi que eu não precisava mais formular as frases inteiras na minha cabeça antes de falar e conseguia manter uma conversa mais natural, sem muitas pausas.

Ficou em residência estudantil ou casa de família? E o que tirou de mais legal dessa experiência?

No primeiro mês fiquei em casa de família, mas infelizmente não tive uma experiência muito boa. Haviam 3 estudantes na casa, mas a família não interagia muito conosco. A comida oferecida era sempre comidas congeladas, dessas que você compra pronta no supermercado e descongela no microondas. Mas apesar de tudo, tive uma ótima experiência com os outros estudantes da casa, que foram super legais no começo e me ajudaram com tudo. Me mostraram como usar o metrô, os mercados mais próximos, e como me virar mesmo nos primeiros dias. Depois desse primeiro mês eu me mudei pra uma casa onde a dona alugava os quartos para estudantes. Era uma casa enorme, com vários quartos, e aí a interação com os outros moradores era maior e nessa casa pude conhecer vários outros estudantes que já estavam na cidade há mais tempo, e que me deram super dicas.

Eu acho que toda experiência sempre tem um lado bom, e apesar da minha expectativa no primeiro mês ser de morar em uma casa de família onde os moradores realmente me acolhessem como família, eu vi nos outros estudantes internacionais a minha família naquele primeiro momento, e esses são amigos que levarei pra vida toda.

Vida noturna, esportes, restaurantes… O que Toronto tem a oferecer pra você?

Toronto tem exatamente tudo que você procura! Como os esportes aqui são por temporada, temos campeonatos o ano inteiro, e de esportes diferentes pra todos os gostos. Hockey, Basquete, Futebol, Baseball… e os canadenses são super empolgados com os times locais, o que deixa tudo muito mais animado. Além disso, a cidade oferece muitas opções pra quem quer praticar esportes também, e várias dessas coisas são de graça.

Logo que cheguei aqui, eu vivenciava muito mais a vida noturna do que atualmente, mas posso dizer que opções não faltam também. De baladas com música eletrônica até balada com música brasileira pra matar a saudade de casa.

Restaurantes? Ah, não me deixe começar a falar de restaurantes… Eu sempre fui uma pessoa muito aberta a experimentar novos pratos, e Toronto me ganhou pelo estômago com certeza! Aquele papo de que a comida na América do Norte é sem graça não se aplica a Toronto de jeito nenhum! Aqui você consegue dar uma volta gastronômica ao mundo, e tem restaurantes pra todos os gostos e bolsos. E pra quem acha que vai sentir falta da comidinha do Brasil, não se preocupe, só em Toronto, existem pelo menos cinco restaurantes brasileiros.

Fora isso, Toronto oferece muitas opções culturais, como cinema, teatro e shows, e no verão, temos festivais todos os fins de semana, e muita programação de graça para todas as idades.

Cite um lugar secreto que nenhum turista tem costume de ir.

O meu lugar favorito na cidade é o Lake Shore. Toronto tem um lago gigantesco, que até chamamos de praia, e esse lago cobre todo o lado sul da cidade, e esse com certeza é o meu lugar preferido na cidade, e não é um lugar muito turístico se sairmos do centro da cidade. A minha parte preferida do lago é a parte oeste da cidade, que oferece opções ótimas no verão como a praia (com areia e tudo), piscina pública, barcos e stand up paddles para aluguel, ciclovia para bicicleta, patins e caminhadas e um visual incrível. Eu gosto de passear por lá até no inverno, mesmo no frio, a paisagem é sempre impressionante.

Por que você recomendaria Toronto para um intercambista de primeira viagem?

Toronto foi a cidade que me acolheu de braços abertos e é assim que eu vejo essa cidade. Eu recomendaria vir pra cá, pois os moradores daqui, sejam os locais ou os outros turistas/estudantes, vão te fazer sentir em casa também.

Comparando as duas maiores cidades do Canadá, Toronto e Vancouver, eu considero Toronto uma cidade mais acolhedora, e que proporciona mais oportunidade para intercambistas. Oportunidades de conhecer pessoas, fazer amigos e aproveitar o intercâmbio com mais intensidade.

Comece uma nova vida em TorontoSaiba mais
Receba as últimas informações sobre viagens, idiomas e cultura no GO BlogQuero me inscrever