GO Blog | EF Blog Brasil
Tudo sobre intercâmbio, viagens, cultura e idiomas pela EF Education First.
MenuPeça um Catálogo Grátis

Guia sobre estudos universitários no Reino Unido

Guia sobre estudos universitários no Reino Unido

Você está pensando em estudar em uma universidade no Reino Unido? Excelente escolha! Não tem tempo ruim nas universidades britânicas graças às fantásticas atividades no campus e à mundialmente famosa vida noturna dos universitários – alguns dos melhores estudantes do mundo também gostam de se divertir. Para te ajudar a entender o sistema universitário britânico e a vida de um estudante no Reino Unido, fizemos o guia Estudar no Reino Unido: tudo o que você precisa saber. Enjoy it!

1. VOCÊ PRECISA SE CANDIDATAR POR MEIO DO UCAS

O processo de candidatura para estrangeiros, não é tão diferente do processo para estudantes nacionais. Você precisará se candidatar por meio do UCAS, que regulamenta e organiza candidaturas de todos os estudantes no Reino Unido. O órgão atua a partir do cálculo da sua média utilizando as suas notas no seu próprio país de origem e, além disso, você também terá que escrever uma carta se apresentando às universidades (essay) nas quais gostaria de se matricular.

O prazo de inscrição para o ano letivo começando no Outono é em Janeiro do mesmo ano, embora você já tenha que se candidatar em Outubro para as universidades de Oxford e Cambridge. As instituições são disponibilizadas de acordo com as suas notas (e outros fatores) entre a primavera e início do verão. É importante lembrar que, caso aceito, as ofertas que você receberá serão condicionadas se você estiver realizando os exames finais de ensino médio. Se no momento da sua candidatura você tiver todas as suas notas já definidas, você receberá uma carta de aceite ou rejeição. Preocupado com a possibilidade de não ser aceito? No final do verão existe um sistema de “compensação”, que permite que muitos daqueles que foram rejeitados tenham uma vaga no outono.

Você pode descobrir exatamente como o processo funciona no site UCAS, www.ucas.com. Eles disponibilizam alguns vídeos que explicam muito bem o sistema de candidatura.

2. PROCURE POR AJUDA SE ACHAR NECESSÁRIO

Não se desespere se tudo parecer um pouco assustador ou se você não conseguir cumprir todos os requisitos, especialmente quanto ao idioma. Existem organizações que podem ajudá-lo a escolher e a se candidatar a sua universidade dos sonhos – se você está almejando um curso de graduação, mestrado ou PhD. Isso inclui universidades das próprias organizações, bem como escolas de idiomas que oferecem programas focados no aprimoramento do inglês e auxílio na candidatura a uma vaga.

3. SEJA CUIDADOSO NA SUA ESCOLHA

Existem milhares de universidades no Reino Unido e sua experiência também dependerá da localidade da universidade. Quer um custo de vida mais em conta e um friozinho mais rigoroso? Vá para o norte. Quer uma vida praiana acompanhada dos baixos preços e do clima universitário? Confira a costa sul. Prefere uma metrópole e não se importa em pagar um pouco a mais por isso? Londres é a melhor opção. Busca o prestígio e a atmosfera acolhedora de uma cidade universitária antiga? Oxford e Cambridge estão prontas para recebê-lo.

Uma vez que você se candidatou, recebeu uma oferta, a aceitou e se mudou para o Reino Unido para iniciar essa nova etapa em uma “Uni” (como os britânicos chamam) …

4. CONHEÇA O SISTEMA

Os métodos e estilos de ensino podem ser diferentes no Reino Unido em relação ao seu país de origem. As universidades de lá tendem a colocar muita ênfase no estudo independente e na responsabilidade pessoal sobre o seu aprendizado, dando-lhe mais liberdade para escolher exatamente os caminhos que você seguirá. Ao contrário do estudo universitário americano (que opera com base em um tema principal seguido de subtópicos), seu programa de estudos no Reino Unido se concentrará exclusivamente em um assunto durante os três anos inteiros – portanto, melhor se certificar de que você tem uma ideia clara sobre a sua futura carreira antes de selecionar o seu curso. Classificação e exames também podem ser um pouco diferentes: as notas vão de “Primeiro” (o melhor grau, equivalente a um “A” nos EUA) para um “2: 1” ou “2: 2” para um “Terceiro” o que significa que você passou, mas obteve a nota mais baixa. Redações, exames finais e sua graduação serão classificados dessa forma.

5. ABRACE A CULTURA…

Prepare-se para se tornar fluente em inglês! Viver e estudar no Reino Unido é a melhor maneira para mergulhar no idioma e cultura britânica. Você não só vai ouvir e usar o inglês em todas as suas aulas com seus professores, como também vai acabar falando inglês durante todo o dia com o seu novo grupo internacional de amigos. A London School of Economics, por exemplo, possui alunos de mais de 140 países, o que provavelmente garante que você conhecerá pessoas de todas as partes do mundo.

6. … E TODAS AS OFERTAS PARA ESTUDANTES!

Estudantes do Reino Unido tendem a comprar um monte de coisas – por esse motivo, as empresas os amam. E como essas empresas mostram seu amor? Com material gratuito, é claro! Vouchers de estudante dão descontos incríveis em tudo, desde roupas para viajar até móveis para o seu novo lar. Além disso, muitas universidades fazem feiras para os novos estudantes já nas primeiras semanas de aula. Embora seja difícil de barganhar na compra dos livros, você sempre terá a opção de comprar livros usados, usufruir do compartilhamento de livros entre estudantes e até mesmo de vender aqueles que não são mais tão interessantes para o seu estudo (lembre-se de não escrever neles para estarem em bom estado, caso queira vendê-los). Para economizar, você também deve aproveitar a biblioteca da universidade. Muitos livros didáticos podem ser emprestados e você não precisará comprar tudo.

Nós podemos Ajudar você a estudar no Reino UnidoSaiba mais
Receba as últimas informações sobre viagens, idiomas e cultura no GO BlogQuero me inscrever