GO Blog | EF Blog Brasil
Tudo sobre intercâmbio, viagens, cultura e idiomas pela EF Education First.
MenuPeça um Catálogo Grátis

5 dicas para melhorar o seu currículo

5 dicas para melhorar o seu currículo

O seu CV, ou currículo, é a porta de entrada para o mercado de trabalho. Ele ajuda você ter uma boa primeira impressão e te apresenta para o seu futuro empregador. Mesmo que o formato de um CV seja um pouco “engessado”, nunca é demais aprender algumas dicas e truques para adicionar um pouco de personalidade nele.

Siga os passos abaixo e garanta que seu currículo seja o primeiro da fila na hora da seleção de emprego.

1. ADAPTE O CV

O conteúdo e o direcionamento do seu currículo deve se adaptar conforme a vaga que está buscando. Por exemplo, para uma vaga de estágio em marketing ou para trabalhar como barman, o CV deve ser diferente para cada função. É fundamental que o seu cúrriculo seja montado conforme a vaga que você está buscando.

Para não perder tempo, monte um currículo que tenha toda a sua experiência profissional e acadêmica, e em seguida, basta editá-lo para enviar a cada tipo de trabalho.

2. SEJA A SOLUÇÃO

Não pergunte o que seu empregador pode fazer por você: pergunte o que você pode fazer pelo seu empregador. Afinal, eles não querem ouvir o que você quer, mas como você pode ajudá-lo para melhorar o trabalho.

Uma maneira de fazer isso é adicionar uma sentença no CV: “Objetivo” e use para dizer a eles quem você é, quais as suas paixões (algo relacionado com o trabalho que você está se candidatando), e como você pode contribuir para o sucesso da empresa. Seja breve, gentil e direto ao ponto.

Dica: Escreva este “objetivo” alterando a cor da fonte ou em itálico. (Não exagere na formatação, mantenha o seu currículo limpo e com aparência profissional!)

3. MOSTRE SUAS HABILIDADES

Primeiro liste a sua experiência profissional, em seguida, a sua formação acadêmica e educacional. Apesar da bagagem educacional ser de extrema importância, o entrevistador dá mais relevância às experiências, habilidades e realizações no âmbito profissional. Estes são os itens que ajudarão você a se destacar. Um trabalho “freela”, um estágio ou voluntário te ajudará na seleção, pois torna o profissional responsável e conectado com planejamentos, orçamentos e prazos.

Dica: Separe claramente, no cúrrículo, a sua experiência profissional e educacional. Deixe estes campos limpos e claros. O contrário disso pode confundir o entrevistador, sendo um ponto negativo.

4. DIFERENCIAIS

Uma coisa fundamental que pode ajudar você a garantir o emprego que deseja é a experiência profissional ou pessoal no exterior. Saber falar uma segunda língua e também, a imersão em outras culturas, é fator de desempate na hora da disputa de uma vaga.

Dica: Se você é apaixonado em viajar e descobrir novas culturas, inclua isso em seu objetivo no CV e, se tiver, todas as experiências que teve no exterior. Isto é essencial, principalmente se você estiver na seleção para uma empresa internacional.

5. ALINHE PONTO A PONTO

Cheque item a item abaixo e certifique-se que o seu currículo esteja ótimo para ser o escolhido na seleção de emprego:

Escolha uma fonte clássica. Arial ou Helvetica são uma aposta segura.

Escolha um tamanho de fonte legível. Letras pequenas fazem os olhos doerem.

Use “bullet points”. Você não está escrevendo um romance, e sim um esboço de suas realizações.

Verifique a ortografia e gramática. Não erre! Peça para alguém revisar antes de salvar. Erros como esse podem ser fator de exclusão na seleção!)

Salve e envie o seu currículo em PDF. Todo mundo pode abrir um arquivo em PDF. Não dificulte o trabalho do entrevistador.

Receba as últimas informações sobre viagens, idiomas e cultura no GO BlogQuero me inscrever